quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Cadastro biométrico não é obrigatório em Uruguaiana

O Cartório da 57ª Zona Eleitoral, que compreende Uruguaiana e Barra do Quaraí vem registrando uma grande procura para realização do cadastro biométrico. Mais de seis mil dos cerca de 90 mil eleitores uruguaianenses realizaram o cadastro, número considerado expressivolevando em conta a não obrigatoriedade. A procura, inclusive, vem resultando em filas na frente do Cartório, localizado na Rua Julio de Castilhos.
Segundo a chefe interina do Cartório Eleitoral, Renata Pretto Bandeira Medina, há possibilidade de que estas pessoas tenham que refazer todo o procedimento quando ele se tornar obrigatório, o que deve ocorrer em 2015, pois não será possível que o Cartório saiba quem fez e quem não fez o cadastramento, explica.
No entanto, a prioridade agora é o alistamento eleitoral, a regularização de títulos e a transferência de domicílio eleitoral, uma vez que estes procedimentos somente podem ser realizados até o dia sete de maio, em razão das eleições de outubro. O caderno de eleitores precisa ser fechado e encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com antecedência.
Além do prazo de sete de maio, o Calendário Eleitoral prevê a data limite para a realização das convenções para a escolha os candidatos, que devem ser feitas de 10 a 30 de junho; cinco de julho é a data limite para os registros dos candidatos, pelos partidos ou coligações e em seis de julho passa a ser permitida a realização de propagada eleitoral.
O primeiro turno das eleições deste ano ocorre em cinco de outubro e, o segundo turno está previsto para 26 de outubro.

0 comentários: