domingo, 15 de dezembro de 2013

COLUNA DO MAGRÃO


Vivi não vem. Viviane Araujo, a cereja do bolo vermelho para 2014, não vem na festa de lançamento do carnaval da Cova da Onça. Aliás, a Campeã do carnaval parece ser a única Escola de Samba a tirar proveito com as festas neste final de ano. A novidade da nova quadra transforma todas as atividades promovidas lá, mesmo sendo feita por terceiros, como preparativos da Cova da Onça em busca do penta. 

O nome, a marca, é ainda o mais importante, as boas ideias, ou a oportunização momentânea só dá certo se tiverem um avalista de respeito. Tanto é que o espírito natalino parece estar sufocando os festejos pré-carnavalescos nesse final de ano. As escolas de samba conseguem cumprir uma agenda de encaminhamento do próximo carnaval a duras penas, e essas não são penas de faisão, pavão, etc., são do produto mais escasso do mercado: dinheiro. Essas promoções que anunciam como a escola virá no próximo carnaval são as primeiras oportunidades de arrecadação. Porém, o clima carnavalesco não predomina na cidade. Certamente essa “indiferença” é momentânea, porque se as escolas de samba botam agora o samba na rua para conseguir dinheiro, o cidadão já está sambando o ano todo por ele. Agora é hora de gastá-lo , e pelo jeito não está sendo com carnaval.

Neste sábado, 14/12, acontece o registro do primeiro DVD gravado ao vivo em Uruguaiana. O grupo cariucho, carioca e gaúcho – Conexão Rio Uruguaiana, comandado pelo compositor cavaquinista, sambista da gema, Cizinha do Cavaco, e sua musa inspiradora D. Patricia de Guian, estará no Teatro Municipal com muito Pagode. Eles estão fazendo o caminho inverso do carnaval de Uruguaiana, nossas escolas vão buscar inspiração no Rio de Janeiro, eles escolheram Uruguaiana para viver inspirados. É nós na fita, mano.

0 comentários: