quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Painel - Ed. 2168

Semana Acadêmica
Estão abertas as inscrições para a III Semana Acadêmica da Fisioterapia. Com o tema Inovação e Conhecimento. A Semana será entre os dias 15 e 17 de agosto e contará com apresentações de trabalhos, palestras, exposições de banners e minicursos.

Inspeção Veicular
O projeto de inspeção veicular que tramita desde o ano passado na Assembleia Legislativa será retirado da pauta após a retomada dos trabalhos. A informação foi confirmada pelo líder da bancada do PT, Edegar Pretto, que reconheceu a falta de consenso em relação à matéria. Nessa manhã, o parlamentar se reuniu com o chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, para confirmar a decisão.

Inspeção Veicular II
O parlamentar reconheceu que não há unidade entre os partidos que integram a base do governo para a aprovação de cobrança de mais uma taxa no trânsito, que pode ser superior a R$ 50. Outro argumento é evitar a cobrança dos repórteres sobre o prazo do encaminhamento do projeto ao plenário, fazendo com que o tema permaneça sendo noticiado pela imprensa.
Por determinação do Conselho Nacional do Meio Ambiente, todos os estados devem exigir a fiscalização veicular para reduzir a emissão de gases poluentes. Segundo Pretto, a medida, porém, só foi adotada até agora em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Médicos
A pressão dos médicos que culminou com a paralisação de terça e quarta-feira obteve saldo positivo nesta manhã. Em reunião da comissão de especialistas com representantes das universidades federais, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou que o governo decidiu alterar um dos pontos mais polêmicos do programa Mais Médicos: os dois anos a mais na graduação de medicina poderão ser cursados na residência. A comissão que incluía médicos de diversas áreas e professores univesitários apresentou para o ministério da educação a proposta. Por meio da assessoria, o MEC alerta que essa decisão já estava prevista na medida provisória do programa Mais Médicos.

Médicos II
De acordo com a nova proposta, os médicos recém-formados farão a especialização durante a residência médica, como atualmente, mas, no primeiro ano, a atuação será necessariamente na atenção básica de urgência e emergência de uma unidade do SUS.

Maconha A Câmara dos Deputados do Uruguai vota nesta quarta-feira um projeto de lei para regulamentar o cultivo, a distribuição e a venda de maconha, plano inédito na América Latina. O debate parlamentar, que promete ser extenso, começou às 10h, e é acompanhado com atenção no Palácio Legislativo pelos grupos civis favoráveis à liberação da droga.

Maconha II
O partido esquerdista Frente Amplio (FA), do presidente José Mujica, expressou sua confiança de que a proposta passe, apesar das reservas expressadas pelo deputado Darío Pérez, da coalizão governista, cujo voto pode ser determinante. Para aprovar a lei na Câmara dos Deputados, o FA precisa do respaldo de seus 50 parlamentares — Pérez foi contra a iniciativa, embora o partido confie que ele acabará acatando o voto do movimento. O projeto contempla a legalização da compra, da venda e do cultivo de até seis plantas de maconha, ao mesmo tempo em que cria um órgão público encarregado de regulamentar todo o processo, desde a importação de sementes até sua distribuição e venda, embora descarte que o Estado seja encarregado diretamente da produção.

Maconha III
Os consumidores que assim desejem poderão se registrar no organismo para comprar até 40 gramas mensais de maconha em farmácias especialmente habilitadas. A proposta surgiu há um ano por iniciativa do presidente Mujica, como um esforço para lutar contra o narcotráfico — visto pelo governo uruguaio como um mal pior que o vício em drogas. Mujica, em entrevista recente, confessou jamais ter consumido maconha, mas afirma crer que, a partir do momento em que o Estado controla o setor, o narcotráfico pode ser erradicado.

Tribunal de Contas
Nesta terça-feira, pela manhã, em Porto Alegre, durante encontro com o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS), Cezar Miola, foram elencados temas que, segundo os líderes políticos da região da fronteira, necessitam maior aprimoramento no âmbito fiscal. O prefeito Luiz Augusto Schneider acompanhou a comitiva da Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (AMFRO) em reunião com o Presidente do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), Cezar Miola.

AMFRO
Schneider participou, no último 30/7, de reunião da Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (AMFRO), na Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS).

Medicina
Na manhã de 30, em Porto Alegre, após explanação do prefeito Luiz Augusto Schneider durante a reunião da Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (AMFRO), sobre a implantação do Curso de Medicina em Uruguaiana, as lideranças da região da fronteira aprovaram por unanimidade a elaboração de moção de apoio ao município de Uruguaiana na luta pelo Curso de Medicina na Unipampa - Campus Uruguaiana.

Meio AmbienteO prefeito Luiz Augusto Schneider definiu área e projeto arquitetônico do centro de recebimento e triagem de resíduos sólidos. O projeto está de acordo com as novas diretrizes ambientais que estão sendo aplicadas pela Secretaria de Meio Ambiente. Participaram da reunião os secretários municipais Francisco Robalo Fernandes (Meio Ambiente), e Jorge Prestes Lopes (Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho).

Futsal Menor
No sábado, dia 03 de agosto, às 15h, no Ginásio Municipal, teremos a abertura do 11º Citadino de Futsal Menor. A competição é organizada pela Liga Uruguaianense de Futsal Menor (LUFME) e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Uruguaiana, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. A disputa se estenderá até o mês de novembro e envolve nove categorias e aproximadamente 1,2 mil crianças. A competição é tradicional na cidade, possibilita a inclusão de novos valores no esporte, já revelou diversos jogadores e, ainda, serve de base para a Associação Uruguaianense que disputa o estadual da categoria de base, nos últimos anos.

OBITUÁRIO
Barzoni, um senhor talento. Ele era franzino, magro. Mas com a bola nos pés se tornava arisco, inteligente - com uma técnica deslumbrante. “Foi o jogador mais completo que vi”, diz Aramis Goncalves, ex-goleiro do Juventude. Barzoni era um atacante insuperável na construção de jogadas. Ele mesmo relembra da época que esbanjava confiança e habilidade com um futsal altamente refinado. “No Juventude, eu vivi alguns dos melhores momentos da minha”, completou Barzoni. Nos anos 60, ele era um dos que arrastava multidão para o Cimentinho do Grêmio Esportivo Juvenil, ao lado da Ponte Internacional, para se deliciar com seus toques mágicos e gols inesquecíveis. Barzoni talvez fosse maior no futsal, se não tivesse optado pelos encantos do futebol de campo – jogou no Sá Viana e Esporte Clube Uruguaiana, com raro brilho. O técnico da época, das seleções brasileira e gaúcha, Joal Dias, Gato, o convidou para jogar em grandes clubes. De 1961 a 65, foi um dos melhores jogadores do estado. Em 61, foi escolhido o melhor jogador do campeonato estadual em Alegrete, ofuscando o renomado Flávio do Wallig, campeão de Porto Alegre. Barzoni nunca quis sair de Uruguaiana. Assim, só o Rio Grande do Sul teve o privilégio de testemunhar a trajetória de um fora de série. Como retribuição a esses momentos inspiradores que nos proporcionou, sempre tive muito carinho pelo Pedro Barzoni. Foi meu ídolo e depois elegante e correto companheiro de time no Juventude. Mais tarde, numa de suas viagens ao Rio de Janeiro, fizemos um churrasco no carramanchão do Fluminense, no estádio das Laranjeiras. Agora, depois de sair do Centro Tratamento Intensivo do Instituto do Coração, em Porto Alegre, falamos pelo telefone. Esperançosos, marcamos um novo churrasco em 2014, no Rio. Deus desmarcou o encontro! Para tristeza de Sonia, Cristina, Denise, toda família e amigos, seu Lino e Dona Bambina, os pais, receberam lá no céu, o filho amado. Se há um consolo, dona Bambina, com certeza, reencontrou nas cartas de baralho da eternidade esse “as de ouro”. E carinhosamente o introduziu entre as outras cartas para fechar uma canastra de milhões de pontos.
José Luiz Chiarelli

Municípios
A presidente Dilma encaminhou ao Congresso projeto de ajuda financeira aos municípios. A informação consta em mensagem publicada no Diário Oficial. De acordo com o texto, o projeto de lei dispõe sobre a prestação de auxílio financeiro pela União aos municípios, nos exercícios de 2013 e 2014, com o objetivo de incentivar a melhoria da qualidade dos serviços públicos dos municípios.

Veneno I
O ex-mandatário, que já declarou ser movido à raiva, segue destilando veneno contra o Sucessor. Desta vez, além de semar intriga entre o diretor da Foz e o Prefeito, seu objetivo mesmo era colocar a população contra Schneider. Mostrou-se um lobista de quinta categoria.

Veneno II
Felice transparece ser mesmo o maior fã de Hitler. O TCE apontou má gestão, e glosas milionárias, em todos os anos do seu governo, e aponta a herança de uma dívida, bem mais milionária, deixada por ele para nós, uruguaianenses. Mas ele insiste, persiste, na negação, e culpa os “ex”. Hahaha.

0 comentários: