terça-feira, 28 de maio de 2013

Painel - Ed. 2139

Empáfia I
Políticos (nem todos, é verdade), contam com a impunidade reinante no País. Aplicam golpes, desviam verbas, legislam em proveito próprio, pagam propina (com o nosso dinheiro) em troca de apoio nas suas ações, quase sempre escusas (vide MENSALÃO), empregam parentes, e até namoradas, pois sabem que tudo fica por isso mesmo, eis que se perde em um emaranhado de processos que nunca acabam, e quando acabam, é em “pizza” com sabor de fel.

Empáfia II
Apesar disso, não perdem a empáfia. Até vereadores gastam fortunas em campanhas eleitorais, e só quem deveria fiscalizá-los não vê. Quando criticados, esbravejam contra quem “ousa” apontar seus equívocos, como se as suas tramoias públicas, vez que homens públicos são, não existissem.

Empáfia III
Ameaça por ameaça, as tentativas de denegrir quem não tem medo de cumprir sua missão de informar não conduz a outro resultado senão o mesmo que seus mandatos: NADA. A verdade sempre vem, “duela a quem duela”.

Empáfia IV
E são esses mesmos políticos que, assim como lutam pela “PEC da Impunidade”, para retirar o poder de investigação de órgãos que ainda conseguem resistir ao aparelhamento do Estado, lutam pela Lei da Mordaça, na tentativa de impedir a Imprensa livre de apontar a origem do dinheiro posto fora em suas suntuosas campanhas eleitorais, ou acumulados nas suas gordas contas bancárias, enquanto eles saltitam livremente entre os Poderes.

Ligeirinho I
Se cochilar o cachimbo cai. Nosso nobre vereador Rafael Alves foi mais esperto que os demais e não perdeu a oportunidade de “primeriar” os colegas requentando um tema recorrente na fronteira: Uma nova ponte. Aguardemos os deputados.

Ligeirinho II
Em breve conseguirão uma nova ponte entre Brasil e Argentina. Em Itaqui. Pra dividir mais uma vez o transporte internacional.

Comemoração
Em comemoração a semana de Uruguaiana,os alunos da E.E.I Cavalinho de Pau realizaram uma eleição para prefeito da escola.Para enriquecer nosso trabalho recebemos visitas ilustres como a vice prefeita Nerai Kaufmann; o vereador Ronnie Mello e o ex vereador Rogério de Moraes. Na quarta-feira dia 22/05 os candidatos juntamente com seus coleguinhas foram recebidos pelo Sr prefeito Municipal Luís Augusto Shineider.

Eleições I
O primeiro turno das eleições gerais de 2014 será realizado no dia 5 de outubro, conforme o calendário eleitoral, aprovado nesta semana pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na data, o eleitor votará para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Caso candidatos a presidente e governador não alcancem a maioria absoluta dos votos neste dia, haverá segundo turno no dia 26 de outubro. Até o dia 5 de outubro deste ano, todos os partidos que desejarem participar das eleições devem estar com seus estatutos registrados no TSE. Também os futuros candidatos de 2014 devem ter seu domicílio eleitoral no estado onde pretendem concorrer e estar filiados ao partido um ano antes do pleito.

Eleições II
As convenções para a escolha dos candidatos devem ocorrer entre os dias 10 e 30 de junho. As emissoras de rádio e TV estão proibidas de transmitir programas apresentados por candidato escolhido em convenção neste período. Outras definições do calendário eleitoral para 2014. A partir de 1º de janeiro de 2014, os institutos de pesquisa ficam obrigados a registrar suas pesquisas perante a Justiça Eleitoral. 

Eleições III 
Os pedidos de registros dos candidatos devem ser feitos, pelos partidos ou coligações, até o dia 5 de julho de 2014. No dia seguinte, passa a ser permitida a realização de propaganda eleitoral, como comícios e propaganda na internet (desde que não paga), entre outras formas. A propaganda eleitoral gratuita na rádio e televisão inicia no dia 19 de agosto de 2014. Nas terças, quintas e sábados, o espaço é destinado para candidatos a presidente e deputado federal. Nas segundas, quartas e sextas serão veiculadas propagandas dos candidatos a governador, deputado estadual e senador. 

Eleições IV 
De 28 de julho a 2 de agosto, os partidos políticos, os comitês financeiros e os candidatos devem enviar à Justiça Eleitoral o primeiro relatório dos recursos em dinheiro que tenham recebido para financiamento da campanha eleitoral e dos gastos quem tiverem realizado. Em 6 de agosto, a Justiça Eleitoral divulgará este primeiro relatório na internet. Entre 28 de agosto e 2 de setembro os partidos políticos, os comitês financeiros e os candidatos têm de enviar o segundo relatório, que será disponibilizado pela Justiça Eleitoral em 6 de setembro.

Eleições V
Até 4 de novembro, os candidatos, inclusive a vice e a suplentes, comitês financeiros e partidos políticos têm de encaminhar à Justiça Eleitoral as prestações de contas referentes ao primeiro turno. A exceção é para os candidatos que concorreram ao segundo turno das eleições. Estes devem prestar contas até 25 de novembro. Os candidatos eleitos serão diplomados até 19 de dezembro de 2014. O TSE diploma o presidente da República e os Tribunais Regionais Eleitorais são os responsáveis pela diplomação dos governadores, deputados e senadores do seu respectivo Estado. 

Tecnologia
O prefeito Luiz Augusto Schneider, em reunião com o secretário municipal de Administração, Ricardo Barbará Dias, definiu a aquisição de 14 micro-computadores para implantação de um Centro de Formação Tecnológica itinerante. O projeto idealizado pela Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, consiste na criação de cursos de informática que funcionarão em uma unidade móvel, em uma prática de descentralização da formação básica profissional, levando o conhecimento até a população.

0 comentários: