terça-feira, 28 de maio de 2013

Município enfrentará cidade chilena no Dia do Desafio

Aconteceu na terça-feira, a reunião de divulgação do Dia do Desafio que esse ano será realizado no dia 29. A já tradicional data ocorre na última quarta-feira do mês de maio e Uruguaiana vai para sua 12° participação. Nesse ano, enfrenta a cidade de Talcahuano, do Chile, e a expectativa é vencer pelo sexto ano seguido, já que desde 2007, Uruguaiana tem êxito na saudável competição entre cidades consideradas do mesmo porte. 
A expectativa do SESC e da prefeitura é de superar a marca de 2012, quando os uruguaianenses contabilizaram 58.612 participantes, ficando um pouco abaixo da metade da população total, segundo o Censo 2010.
O Dia do Desafio é difundido mundialmente pela The Association for International Sport for All (TAFISA) e começou em uma pequena cidade do Canadá, em 1983, quando os termômetros marcavam -20° e o então prefeito sugeriu uma ação que necessitaria a ajuda de todos: propôs que todos os moradores apagassem as luzes, saíssem de suas casas e caminhassem durante 15 minutos nos quarteirões mais próximos. Além de estimular o exercício físico e combater o dominante sedentarismo, o gesto acarretou em uma economia de energia ainda não vista na história do país. A ideia teve sequência no ano seguinte e mobilizou as cidades vizinhas fomentando ainda mais o espírito. Hoje em dia é uma data mundial que ano-após-ano quebra recordes de participantes.
Aos que tiverem interesse, em Uruguaiana, as bases de exercícios serão no Parque Dom Pedro II, Parcão; e no Calçadão da cidade. Além disso, o SESC e a prefeitura montarão uma equipe que percorrerá as principais ruas da cidade convocando pedestres, motoristas, comerciantes, ciclistas, moradores, enfim, todos. O objetivo, além da vitória “do bem” contra os chilenos, é mobilizar as pessoas para que se movimentem e reconheçam a importância do exercício físico diário.
A CDL Uruguaiana, como representante forte do comércio uruguaianense, apoia e solicita a participação de todos, sendo sócio ou não. Qualquer dúvida, 3412-4233/3412-4751 na CDL ou diretamente no SESC, 3412-2482/3411-2433.

0 comentários: