quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Bruta realidade: Uruguaiana está desempregada

O número de pedidos de seguro desemprego aumentou em Uruguaiana nos últimos tempos e apesar das propagandas enganosas, a cidade vive o reflexo de uma crise que atingiu os mais diferentes setores da nossa economia. Os problemas enfrentados pela classe arrozeira em 2011 e até mesmo o crescimento das exportações através do Porto Seco de São Borja, associada à falta de projetos voltados à geração de emprego resultou em uma “Uruguaiana Desempregada”. Uma constatação cabal disso é o expressivo número de pessoas disputando vagas de emprego em supermercado na manhã de ontem, quando mais de 800 pessoas formaram fila em busca de uma oportunidade. Elas ocuparam três quadras e permaneceram por horas de baixo de um sol de mais de 30 graus. No mês de janeiro, uma fila semelhante se formou numa loja da cidade.

Os golpes
O desespero do desempregado é tanto que ele acaba se tornando um inocente e caindo na conversa de pessoas oportunistas. Vários emails circulam pela internet, oferecendo oportunidades raras, onde o funcionário não precisa sair de casa para faturar. O salário oferecido chega a R$ 3 mil. Na semana passada, Denise Duarte caiu num golpe desses. Depois de receber um email, e preencher alguns dados, ela recebeu uma ligação telefônica. Alguém se dizendo responsável pelo setor de recursos humanos de uma grande empresa pediu à menina dados importantes, como número de CPF, PIS e RG. Depois, pediu à ela que encaminhasse um fax com as cópias de seus documentos à um endereço da cidade de São Paulo. Por último, solicitou que Denise efetuasse o depósito de R$ 300 numa conta bancária, para que a empresa lhe mandasse um uniforme e o material para ela começar a trabalhar. Alertada pela vizinha, ela desistiu do emprego. A mesma pessoa voltou a ligar e quando ela disse que estava desconfiada e procuraria a Polícia, a tal pessoa a chamou de gaúcha burra. Um dos assuntos relacionados à falta de emprego e que gera a indignação de muitas pessoas é a legalização da profissão de mototaxistas. Preocupadas, algumas mães manifestaram-se no blog do Jornal CIDADE, pedindo que, em vez da legalização da profissão tão arriscada, o Governo Municipal invista na geração de emprego. Se você receber propostas semelhantes a de Denise, fique atento, pois pode estar caindo em um golpe.

6 comentários:

Anônimo disse... [Responder comentário]

Desculpem-me srs. editores, mas esta noticia não condiz com as noticias oficiais de Uruguaiana. Pelo semanário do sr. prefeito Franscisco, Uruguaiana vai muito bem no que se refere a postos de trabalho, seus indices indicam que a cidade é um dos municipios mais bem colocados no país, ao meu ver isso é propaganda enganosa digna de um processo muito bem fundamentado pelo Ministério Público, este sim é um órgão liso e íntegro. Auferir vantagens e méritos ao seu trabalho desde que verdadeiros é justo e merecido, mas mentir é indigno, a´te quando continuaram levando Uruguaiana como se ela fosse a terra do nunca, com todas as fantasias de uma mente senil e toda a criação que ela pode desencadear.

Anônimo disse... [Responder comentário]

INTRIGA DA OPOSIÇÃO.
Nunca faltou emprego em Uruguaiana, basta ver a migração de pessoas para outras cidades pela falta de emprego aqui nesta terra.
Tenho inúmeros conhecidos que foram embora para Santa Catarina, em especial para Balneário Camboriú, lá sim NÃO FALTA emprego, muito pelo contrário, falta gente para preencher as vagas existentes.

SÓ A TÍTULO DE SUGESTÃO, podemos colocar junto daquele monumento enferrujado em frente a rodoviária, um outro, mas desta vez a do PINÓQUIO, para os cidadãos sempre lembrar do que aconteceu entre 2004 e 2012 em nossa terra.

Anônimo disse... [Responder comentário]

QUE CREDIBILIDADE POSSO DAR A UM JORNAL QUE NASCEU ONTEM E NEM MESMO SABE E SE INTERESSA PELO PASSADO E QUE DEFENDE INTERESSE DE ARROZEIROS? NÃO É DE HOJE QUE URUGUAIANA ENFRENTA ESSE PROBLEMA. E TEM MAIS O PREFEITO QUERIA CRIAR UNS EMPREGUINHO AI COM O DINHEIRO DOS PROFESSORES E VOCES BATERAM CONTRA, A VÃO TRABALHAR! E PAREM DE FAZER NOTICIA.

Anônimo disse... [Responder comentário]

O senil no comando do municipio empregou 254 colaboradores (dele) e o TCE demitiu! Qual a razão, hem??

Anônimo disse... [Responder comentário]

Ainda exitem pessoas que acreditam nos números fictícios citados pelo Prefeito, sem jamais citar a fonte, certamente são criadas na sua imaginação fértil, Não existe taxa de desemprego municipal anual, nenhum órgão calcula tal índice. Só é possivel calcular anualmente para algumas capitais. Certamente 3% de desemprego seria fantástico para nossa cidade, pois nenhuma cidade do Brasil possui tal índice, que é considerado como pleno emprego. Besteira tem limite.

Anônimo disse... [Responder comentário]

pobre das pessoas que irão trabalhar lá
empresa muito ruim não cumpri suas obrigações
unica forma é sair de uruguaiana