sexta-feira, 14 de julho de 2017

Campanha: Coleta de lixo eletrônico lotou um bitrem

Terminou ontem, 13/7, a “Campanha de Coleta de Lixo Eletrônico”. Promovida pela secretaria municipal de Meio Ambiente (Sema), a ação aconteceu de 10 a 13/7.
Equipes da secretaria receberam os materiais no galpão do antigo Irga (Rua Venâncio Aires, entre Rua Júlio de Castilhos e Rua Dr. Maia). Já no último dia, os materiais puderam ser entregues diretamente no Parcão, das 9h às 16h. 
Nestes dias, puderam ser descartados materiais da linha branca (máquina de lavar, roupa, geladeira, aquecedor, chuveiro, forno elétrico, entre outros). Além disso, equipamentos eletrônicos (aparelho de som, vídeo cassete, monitor, nobreak, receptor, CPU, rádio, televisor, entre outros) também foram recolhidos.
Conforme a secretária municipal de Meio Ambiente, Márcia Fumagalli, somente neste período foram descartados o suficiente para lotar um semi-reboque bitrem. “A comunidade espera momentos como este para realizar o descarte correto. Empresas trouxeram para nós, carros cheios de televisões, computadores velhos”, disse.
Seja a pé, de carro ou com carrinhos de carga puxados a mão, a população fez o despejo dos lixos eletrônicos. Foi o caso de Paulino Ribeiro, que trabalha com serviços gerais, e foi até o Parcão para realizar o descarte. “A televisão estava lá em casa, atirada. Não sabia o que fazia com ela. Soube dessa campanha e aproveitei e trouxe para cá”, disse.
O recolhimento dos materiais não teve nenhum custo para a comunidade. A ação teve a parceria com a empresa Natusomos. A empresa horizontinense disponibilizou um caminhão para recolher os resíduos descartados. Conforme Mariana Saltz, coordenadora de Educação Ambiental e Projetos da Sema, a coleta de lâmpadas, no entanto, teve um pequeno custo. “Nesta campanha em específico a empresa cobrou para receber lâmpadas queimadas - sendo R$ 1,50 a unidade. Porém, os lugares que vendem são obrigados a receber de volta, conforme a Lei da Logística Reversa”, salientou a coordenadora.
Fumagalli disse ainda, que a Secretaria estuda realizar novamente a ação neste ano. “Pretendemos realizar outra edição no final deste ano, lá por novembro. Contudo, ainda não está nada definido”, finalizou.
Karine Ruviaro

0 comentários: