quarta-feira, 12 de julho de 2017

Assembleia aprova PEC que retira BM da guarda dos presídios

A Assembleia Legislativa aprovou ontem, 11/7, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que retira a Brigada Militar das casas prisionais gaúchas. Esta já é a votação em segundo turno, e registrou 37 votos a favor e 16 votos contrários.
Com a medida, a guarda externa de presídios e penitenciárias deixa de ser atribuição da Brigada Militar. Tal atribuição passa a ser da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), liberando assim cerca de 500 policiais militares, que deixarão de atuar nas casas prisionais e passarão a atuar nas ruas. “Quem anda pelo interior sabe como a BM precisa de mais efetivo. Em alguns municípios, há turnos em que o posto fica fechado por falta de policiais, aumentando a sensação de insegurança. Por isso, a aprovação da PEC é mais um passo para ampliar o policiamento ostensivo”, destacou o deputado Vilmar Zanchin (PMDB), relator da Comissão Especial da Segurança Pública.
A retirada da Brigada Militar da guarda externa dos presídios foi uma das 47 sugestões apresentadas pelo parlamentar no relatório final, aprovado por unanimidade em maio.
Gabriela Barcellos

0 comentários: