sábado, 10 de junho de 2017

Vereador consegue “plantão pericial” para Uruguaiana

Em reunião, o Vereador recebeu aceno positivo quanto a transferência de policiais militares e bombeiros para Uruguaiana e ainda instalação de um plantão do IGP.

O vereador Clemente Corrêa (PP) esteve em Porto Alegre nesta semana e se reuniu com o assessor parlamentar do Gabinete do secretário de Segurança Pública do Estado, Felipe Pires da Silva. Pires da Silva é o responsável por fazer o ‘meio de campo’ entre o secretário Cezar Schirmer e vereadores.
Na ocasião, Clemente tratou de uma série de questões que preocupam Uruguaiana no que tange a segurança pública e que necessitam de imediata atenção por parte do governo estadual.
Clemente entregou ao Assessor um documento com dados estatísticos que demostram a situação precária e as dificuldades do Corpo de Bombeiros, do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (Bpaf), da Polícia Civil, da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) e do Instituto Geral de Perícias (IGP). O documento também inclui uma lista com nome, tempo de serviço e contato de policiais militares e bombeiros que têm interesse em trabalhar em Uruguaiana, a fim de que a Secretaria possa liberar a remoção desses profissionais. “Alguns deles já estão até inscritos no Banco de Intenção de Transferência. Com essa listagem, de acordo com o Assessor há boas chances de conseguirmos a remoção desses profissionais, tão logo seja formada a próxima turma, o que deve ocorrer no final do mês”, explica Clemente.
Outro tema discutido foi o desmonte do 2º Esquadrão de Aviação da Brigada Militar e a retirada de Uruguaiana do helicóptero da BM, bem como as consequências de tal medida.
Durante a agenda na capital, o vereador também esteve com o chefe do Departamento de Perícia do Interior, Andrei Roehs Portilho, tratando da implantação de um plantão do Instituto Geral de Perícias (IGP) em Uruguaiana. “Levamos dados referentes às mortes violentas no município e, ao tomarmos conhecimento de que, em Santana do Livramento há um índice bastante menor que o nosso, e lá estão lotados seis legistas e sete peritos, sugerimos que um desses profissionais venha a Uruguaiana e aqui permaneça por dois dias, em regime de plantão”, explica.
Portilho destacou as precárias instalações do IGP em Uruguaiana, que não suportam um posto avançado e questionou o Parlamentar sobre a possibilidade de cedência de uma nova sede por parte do município. Clemente já iniciou as tratativas junto ao prefeito Ronnie Mello e se mostra otimista. “Conversei com o Prefeito, que se mostrou receptivo à ideia. Agora vamos formalizar isso na próxima semana”, conclui.
Gabriela Barcellos

0 comentários: