sexta-feira, 23 de junho de 2017

SEMED abre turmas de pré-escola no meio rural

Desde terça-feira, 20/6, quatro escolas do meio rural passaram a contar com turmas de pré-escola. Foram beneficiadas as comunidades atendidas pelas Escolas Municipal de Ensino Fundamental (EMEF): Patrício Lopes, na localidade de Imbaá (BR 472 km 15); Dom Fernando Mendes Tarrago, na localidade de Cerrito (BR 290); Doutor Crespo de Oliveira, localizada em Itapitocai (BR 472 km 14); e EMEF Alceu Wamosy, localizada em João Arregui (BR 472 km 60). 
Cem vagas – em turno integral – foram implantadas pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e atendem aos antigos anseios da comunidade. Para que isso fosse possível, o prefeito Ronnie Mello autorizou a adaptação de recursos humanos e estruturas destas escolas que precisaram se adequar para receber turmas de crianças de cinco e seis anos. “As vagas que estamos disponibilizando para o município são muito importantes, pois, são aproximadamente 300 famílias que vivem no interior. Ao todo estaremos atendendo 700 estudantes. Essas vagas do interior são inéditas para a Fronteira Oeste, e o interior, tem a primeira escola integral do município”, disse Mello.
Segundo o secretário Municipal de Educação, Emerson Barreto Ortiz, por meio da criação destas turmas de educação infantil, a administração municipal estará cumprindo com um compromisso de campanha e atendendo a Legislação.
A implantação desses polos de educação atende à Lei 12.796 de 4 de abril de 2013, amparada na LDB 9394/96, que torna obrigatória a criação de vagas na Educação Infantil. A coordenadora de Ensino do Meio Rural, Mariana Vasconcellos, comenta que esta é uma conquista para a Secretaria e para as comunidades já que havia uma procura dos pais que não tinham opções de colégios de educação infantil no interior.
Na E.M.E.F. Alceu Wamosy, primeira escola de turno integral do município, das 40 vagas disponibilizadas 29 já encontram-se ocupadas. Contudo, de acordo com o diretor Lauri Rauber Klein, a expectativa é de que as turmas contem com mais crianças já que, devido a enchente, muitos pais não conseguiram efetivar a matrícula a tempo. E acrescenta: “Temos recebido todo o suporte necessário do município e assim conseguimos atender os 165 alunos do ensino fundamental e agora os 29 da Educação Infantil com bastante qualidade”, afirmou.
De acordo com Valéria Pinto, moradora da localidade de João Arregui e mãe da aluna Renata Pinto, de cinco anos, este é um grande benefício para todos os moradores do interior. “Aqui não há opções de educação infantil. Isso possibilita que a minha filha estude em uma escola que vejo como exemplo”, frisou Pinto.
Karine Ruviaro

0 comentários: