terça-feira, 6 de junho de 2017

Semana do Meio Ambiente é comemorada com diversas atividades

A Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) está realizando desde ontem, 5/6, a “Semana do Meio Ambiente”. O objetivo é contribuir com o fortalecimento da consciência em relação às causas ambientais; apoiar a realização de ações que divulguem o conhecimento produzido nas instituições e que permitam o diálogo entre esta e a sociedade; incentivar a circulação de informações sobre a preservação dos recursos naturais; promover atividades que auxiliem no aprendizado como meio de promoção do desenvolvimento social, além de despertar o interesse da comunidade para futuras ações.
No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado ontem, as atividades foram práticas. Isso porque, ocorreu a distribuição de mudas e plantio de árvores na Escola Municipal de Educação Infantil Vasco Prado. Além disso, na oportunidade, houve também uma mini gincana, por meio de um Quiz Ambiental.
Hoje, 6/6, das 9h às 12h e das 14h às 17h, o dia será voltado ao “Meio Ambiente em Debate”. Durante o período, no Senac de Uruguaiana, ocorrerão palestras temáticas, como a de Licenciamento Ambiental, ofertada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA); uma palestra do Comitê Binacional de Meio Ambiente Uruguaiana/ Paso de los Libres, presidida pelo argentino Roberto Sanches; outra palestra sobre Resíduos Sólidos sob comando da Associação de Catadores de Lixo Amigos da Natureza (Aclan) e uma palestra sobre Educação Ambiental que será coordenada pela Coordenadoria de Educação Ambiental, órgão pertencente a SEMA. 
Amanhã, 7/6, a temática gira em torno do “Meio Ambiente e Arte”. Na Praça Barão do Rio Branco (em frente à Biblioteca Pública Municipal Luiz Guilherme do Prado Veppo), das 9h30min às 12h, haverá exposição de trabalhos e artes de material reciclado, participação da personagem SugisLinda, exposição da Aclan e também do Comitê Binacional de Meio Ambiente Uruguaiana/ Paso de los Libres.
Já o encerramento da Semana do Meio Ambiente acontece na quinta-feira, 8/6. Das 9h às 11h, na Praça de Esporte e Cultura Rui Ramos, ocorre a distribuição de mudas e exposição durante a “I Feira da Saúde”. Já na parte da tarde, a partir das 15h, na Praça Dom Hermeto (Esplanada da Estação) acontece o “1º Eco Picnic”. “A proposta é incentivar um dia incomum, com qualidade de vida, para que se despertem valores, conceitos e consumo responsável. É aproximar as pessoas da natureza, usufruir do verde, mas também saber respeitar o local, o meio ambiente”, disse a secretária de Meio Ambiente, Márcia Fumagalli.
Karine Ruviaro

0 comentários: