terça-feira, 6 de junho de 2017

Enchente já afetou oito mil pessoas em Uruguaiana

De acordo com o coordenador municipal de Defesa Civil, Paulo Woutheres, há cerca de 1,7 mil pessoas fora de casa em razão da enchente do Rio Uruguai “267 pessoas desabrigadas e 1 372 pessoas desalojadas, que estão em casas de parentes e amigos”, explica. No entanto, além das pessoas diretamente atingidas e que tiveram que deixar suas casas, boa parcela da comunidade foi afetada de forma indireta. “Quase todo o bairro Cabo Luiz Quevedo foi afetado. As pessoas estão tendo dificuldades de deslocamento, dificuldades na coleta de lixo, alunos que não conseguir ir às escolas, entre outros”, conclui. Segundo Woutheres, a estimativa é de que haja cerca de dez mil pessoas atingidas de alguma forma.
De acordo com o coordenador regional de Defesa Civil, major Rinaldo Castro, a expectativa é de que o Rio Uruguai deixe de crescer em Uruguaiana na quarta-feira, 7/6. Para isso, no entanto, é preciso que não haja novas chuvas. Castro garante que, na região, que abrange Uruguaiana, Itaqui, São Borja e Barra do Quaraí, cerca de 20 mil pessoas foram afetadas pela cheia direta e indiretamente.
Ontem, 5/6, o Rio Uruguai registrou crescimento de dois centímetros por hora em Uruguaiana e, no fechamento desta edição, já alcançava 11,23 metros acima do nível normal, continuando a crescer. Em Itaqui, marcava 13,24 metros acima no nível normal, crescendo, e em São Borja estava 14,8 metros acima do nível.
Em nota, a Prefeitura Municipal, orientou que “moradores em áreas de risco que encontram-se na iminência de terem suas casas atingidas pelas águas, providenciem com amigos, parentes ou por seus próprios meios, a saída do local o quanto antes, tendo em vista que as equipes de apoio para remoções de famílias não terão condições de atender a todas as solicitações da comunidade”.
Gabriela Barcellos

0 comentários: