terça-feira, 6 de junho de 2017

Painel - Ed. 2769

Donativos

Na semana passada, o Sesc de Uruguaiana entregou doações de alimentos não-perecíveis a instituições do município. A Campanha Prato Cheio, do Programa Mesa Brasil Sesc, arrecadou 908,31 kg de alimentos não-perecíveis. As instituições beneficiadas foram: SOS Mulher (246,42 kg), Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (236,65 kg), Casa Vida – Amparo Assistencial a Pessoas em Tratamento de Saúde (224,54 kg) e Associação Espirita Paz em Jesus (200,70 kg).

Giro

No sábado, 3/6, aconteceu a “1ª edição do Giro Cultural”. Simultaneamente na Praça Barão do Rio Branco, Centro Cultural, Biblioteca Municipal e Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa, ocorreram uma feira gastronômica, exposições de obras de arte, encontro de poetas, escritores e historiadores e exposição de produtos locais criados por designers e pequenos empreendedores, respectivamente. A ação foi organizada pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Cultura.

Lançamento

Sábado, 3/6, no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa, aconteceu o lançamento oficial da “Campanha Uruguaiana + Solidária - Aqueça Um Coração e Alimente Um Lar”, a partir das 19h. Na ocasião, o público assistiu a um Show da Jovem Guarda que animou os presentes com canções dos Beatles, Elvis, Roberto Carlos, entre outros. O ingresso foi solidário, bastava doar um agasalho, cobertor e/ou alimentos não perecíveis.

Inauguração

Também no sábado 3/6, às 9h, inaugurou a “Mercearia 82”. No local, são vendidos grãos, farinhas de oleaginosas, produtos a granel, opções sem glúten ou lactose e suplementos de marcas recomendadas por médicos e nutricionistas. Tudo isso, em um ambiente super acolhedor, na Duque de Caxias, nº 2235.

Concurso
A Prefeitura Municipal de Uruguaiana informou em suas redes sociais que não realizará concurso público para Guarda Municipal neste ano. Bem como, alertou sobre falsos anúncios que estão sendo divulgados na internet.

Unipampa 
A Universidade Federal do Pampa está com inscrições abertas para o concurso público que objetiva a contratação de docentes para as áreas de conhecimento: Desenvolvimento de Sistemas (Campus Alegrete); Sistemas Paralelos e Distribuídos (Campus Alegrete) e Conversão Eletromecânica de Energia, Circuitos Elétricos e Eletricidade Aplicada (Campus Bagé). O período de inscrições vai até amanhã, 7/6, e o candidato deverá se inscrever por meio do portal eletrônico da Unipampa, na aba Concursos. O valor da taxa de inscrição é de R$ 180 e o prazo para pagamento vai até o dia 8/6.

MPT
Termina no próximo domingo, 11/6, o prazo para inscrições no Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul para seleção pública, visando formação de cadastro (CR) de reserva de estagiários de nível superior nas áreas de Administração, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Civil, Jornalismo e Tecnologia da Informação (regularmente matriculados em instituições públicas ou privadas de ensino superior conveniadas com o MPT-RS) e de estudantes de cursos técnicos profissionalizantes (de nível médio) da área de Informática e de Segurança do Trabalho.

Curso
O Sindicato dos Contabilistas de Uruguaiana (SindCur) promove no dia 8/6 o curso “A nova terceirização: Os impactos para as empresas contratantes e contratadas”. O objetivo é atualizar sobre as novas regras para os contratos de terceirização de serviços e contratação de trabalho temporário de acordo com a Lei 13.429/2017, publicada no Diário Oficial da União (DOU) em março de 2017.

Operação 
No sábado, 3/6, o prefeito Ronnie Mello esteve acompanhando o trabalho da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Rural na Operação Tapa Buraco. “Ressalto que a forma como recebemos a cidade, aliado com as sucessivas chuvas acabam prejudicando o planejamento que temos pra recuperar as vias. Agora com o tempo firme já conseguimos ir para as ruas e trabalhar com essa equipe de funcionários que nos orgulham”, escreveu Mello em sua rede social.

Alistamento
Jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2017 têm até 30/6 para cumprir o alistamento militar obrigatório, na Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima do local de residência ou pela internet. O alistamento é obrigatório e, sem ele, o cidadão fica impedido, por exemplo, de tirar passaporte, ingressar no serviço público ou ser matriculado em qualquer instituição de ensino – inclusive universidades.

Aedes I
A luta contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue e vírus zika, está prestes a ganhar uma nova arma. Pesquisadores do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) estão desenvolvendo um larvicida e repelente à base de aninga, planta encontrada nas áreas alagadas da Amazônia.

Aedes II
Segundo a pesquisadora Cristine Bastos do Amarante, os estudos para criar o repelente contra o Aedes começaram há três anos com a participação de 20 pesquisadores e devem durar mais cinco anos. Os cientistas trabalham no desenvolvimento de um composto produzido com os óleos essenciais e extratos das espécies do gênero Montrichardia, do qual a aninga faz parte.

0 comentários: