quinta-feira, 18 de maio de 2017

Professores estaduais participarão de oficinas de robótica


Nos dias 3 e 4/5, servidores ligados aos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs) das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) do Estado participaram da primeira etapa de formação em Robótica Educacional. A ideia do curso consiste em ensinar os servidores para que esses possam compartilhar os aprendizados com os professores de suas respectivas regiões. 
A 10ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) também esteve participando das atividades. A servidora do NTE local, Diana Madruga, comentou sobre os próximos passos da formação. “Agora iremos realizar uma oficina experimental aqui no NTE com alguns professores. O objetivo é que eles trabalhem o conteúdo em sala de aula”, disse.
No entanto, ainda segundo Madruga, as atividades acontecerão somente em Uruguaiana. “Por enquanto só para Uruguaiana por se tratar de um projeto piloto. Mas se notarmos que os alunos dessas escolas aprovarem a ideia de robótica em sala de aula, iremos oferecer essa formação também nas cidades da região da 10ª CRE que são Alegrete, Barra do Quaraí, Itaqui e Manoel Viana”, frisou. 
A servidora comenta ainda que em um primeiro momento, não serão utilizados materiais caros, mas sim, produtos que as próprias escolas tenham. “Nos protótipos, usaremos sucatas e materiais recicláveis, como garrafa pet, leitor de CD e DVD estragado, palitos de churrasco, massa de modelar, atílio, cola quente, folhas e clips”, disse. Já em um segundo módulo, o trabalho será realizado com arduíno (plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única). “Nesse momento, não será um trabalho tão artesanal, já que ensinarei a criar robôs, mexer com a programação dele, entre outras atividades”.
Curso
Na quarta-feira, 3/5, os participantes aprenderam um pouco mais sobre as definições de Robótica Educacional e prosseguiram pela história da robótica, sua inserção nas séries iniciais e relação com as tecnologias de informação e a comunicação educacional. Logo após, o estudo envolveu os conceitos básicos de eletricidade e mecânica. Os assuntos foram ministrados pelos professores do NTE da 28ª CRE Juliano Bastianello, Rafael Rother e Suzine Toffoli.
No dia seguinte, os servidores participaram de oficinas práticas nas quais foram orientados em processos de classificação e separação de componentes eletrônicos, assim como na construção de protótipos à base de material reciclável e sucata. 
A capacitação ocorreu em Porto Alegre e foi promovida pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc), por meio da Assessoria em Tecnologia Educacional. A formação para os servidores do NTE terá sequência ao longo do semestre com atividades a distância, além de encontros presenciais no mês de julho.
Karine Ruviaro

0 comentários: