quinta-feira, 18 de maio de 2017

Painel Ed.2760

Leitura

Na segunda-feira, 15/5, a autora de televisão, jornalista e escritora, Letícia Dornelles, juntamente com seu filho Patrick, esteve realizando a entrega de exemplares de “As Aventuras de Patrick na Fazenda” para a Santa Casa de Caridade e Rotary Club. Os livros doados ao Hospital irão fazer companhia às crianças internadas e seus acompanhantes. Já os livros destinados ao Rotary Club serão encaminhados para crianças carentes do município.

Doação

Representantes da Prefeitura de Uruguaiana entregaram na tarde de terça-feira, 16/5, 40 pacotes de fraldas para recém-nascidos à pediatra da UTI Neonatal do Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, Dra. Ana Maria Schmitt Clausell. As fraldas foram doadas à Prefeitura na semana passada por uma rede de farmácias de Uruguaiana.

Campanha

No final da tarde de segunda-feira, 15/5, ocorreu o sorteio da campanha “Minha Mãe Merece”, promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Uruguaiana. Ana Eunice Oliveira foi a premiada. Ela ganhou um fim de semana - com tudo pago – em um resort no Uruguai e um book proporcionado por uma empresa de serviços fotográficos do município.

Celemaster
Sábado, 20/5, às 16h, no Ginásio Marcelo Mioso, em Santo Ângelo, a Celemaster Uruguaianense enfrenta a Associação Santo Ângelo de Futebol Feminino (ASSAF). Esta será a estreia da equipe de Uruguaiana no campeonato estadual adulto de futsal feminino 2017.

Medicina
De 23 a 26/5, ocorre nas dependências da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) campus Uruguaiana, a “I Semana Acadêmica de Medicina (SAMed)”. O tema proposto para essa primeira edição é “Potencialidades e Desafios da Medicina de Fronteira”. O evento é uma iniciativa do DANS (Diretório Acadêmico de Medicina Nise da Silveira) com a colaboração de acadêmicos das turmas 2016.1 e 2016.2 do curso de Medicina.

IBGE I
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo Simplificado destinado à seleção de candidatos para contratação temporária para realização do Censo Agropecuário 2017. Há vagas para as funções de Agente Censitário Municipal (ACM) e Agente Censitário Supervisor (ACS) de Nível Médio e Recenseador, que exige Nível Fundamental.

IBGE II
As inscrições devem ser efetuadas no site www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/ibge-pss até o dia 23/5. O valor da inscrição varia de acordo com a função: para ACM e ACS, o valor é de R$ 39,50 e para as vagas de recenseador o valor é de R$ 22.

INSS
Estados e municípios terão mais tempo para quitar as dívidas com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O presidente da República, Michel Temer, assinou na terça-feira, 16/5, a medida provisória que amplia para 200 meses o prazo para os entes federativos pagarem o débito com a Previdência.

Cultura
Acontece no dia 21/5, a partir das 8h, no Ginásio Municipal, o “1° Encontro de Arte e Cultura Martin Fierro”. Será um dia repleto de apresentações artísticas, cultural e campeira, onde estarão presentes as melhores invernadas da região. O show de abertura será realizado com a Oficina Martin Fierro, já o encerramento fica por conta de César Oliveira e Rogério Melo.

Maio Amarelo
Amanhã, 19/5, às 9h, na sede da Segtram, acontece diversas oficinas educativas para alunos de escolas do município e comunidade. Na ocasião, serão realizadas atividades de conscientização de segurança e trânsito. Dentre elas, oficinas lúdicas, apresentação da estrutura do órgão, apresentações com cães do canil da Guarda Municipal, sala de vídeos, mini cidade e palestras educativas. O evento faz parte da programação do Movimento Maio Amarelo de Uruguaiana.

Empregos 
O Rio Grande do Sul fechou o primeiro quadrimestre do ano com saldo positivo de 21.983 vagas formais de emprego, segundo dados do Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho divulgados na terça-feira, 16/5. Em abril, porém, o estado teve um desempenho negativo no saldo de vagas, com o fechamento de 3.044 postos de trabalho, uma queda de queda de 0,12% em relação a março.

Guapa
O Grupo Uruguaianense de Apoio à Prevenção da Aids (Guapa) - que atende portadores de HIV e seus familiares - precisa da ajuda da comunidade mais uma vez. Para prestar atendimento às 150 famílias que auxiliam, a ONG necessita da doação de arroz, açúcar, feijão, azeite, massa, farinha de trigo e milho, leite integral e condensado. Para doar basta entrar em contato com o Guapa pelos telefones 99947-9956 ou 98152-9920.

Conferência
Amanhã, 19/5, a partir das 8h, acontece no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa, a 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres. Com o tema “Saúde das Mulheres: desafios para a integralidade com equidade”, o evento tem previsão de término para às 18h.

Acessibilidade
Espaços públicos de brinquedos e equipamentos de lazer deverão ser adaptados para pessoas com deficiência, inclusive visual ou com mobilidade reduzida. A medida foi publicada no Diário Oficial da União de sexta-feira, 12/5. Conforme a determinação, os locais de diversão terão de adaptar suas estruturas em pelo menos 5%.

Free I
Está sendo ansiosamente esperada para o segundo semestre a conclusão dos trâmites legais para implantação das lojas francas nas cidades brasileiras de fronteira. Por aqui, deverão desembarcar pelo menos três Free Shops.

Free II
Há vários investidores interessados. A questão é quantos manterão o interesse mesmo com as abusivas taxas impostas aos Free Shops pelo Fundo do Desenvolvimento do Comércio, criado por Schneider e sua turma, e que mais parecem ter o objetivo de espantar investidores.

Disputa
O ex-vereador Marcelo Lemos disputa o comando do diretório do PDT, partido que ajudou a renascer em Uruguaiana. Seu adversário é o professor José Luis, rechaçado pelas urnas e pela comunidade escolar que dirigia onde, após 9 anos, recebeu 12 votos na última eleição.

0 comentários: