quinta-feira, 18 de maio de 2017

Representantes apresentam o Programa Lider ao Parlamento

O consultor do Sebrae, Marcelo Feres e o professor da Unipampa, Ricardo Oaigen, mostraram os resultados já obtidos e solicitaram apoio dos vereadores.

O consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Marcelo Baranski Feres e o professor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Ricardo Pedroso Oaigen, estiveram na Câmara de Vereadores na manhã de terça-feira, 16/5, quando fizeram uso do espaço de Tribuna Livre para expor o Programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (Lider). A solicitação para abertura do espaço foi do vereador Rafael da Silva Alves (PMDB).
Na explanação, os representantes contaram sobre a formação, em 2015, de um grupo de líderes dos setores público e privado, com objetivo de trabalhar pelo desenvolvimento regional tanto no âmbito urbano quanto rural, além de destacarem a mobilização e articulação das ações, os indicadores regionais, os objetivos previstos e o planejamento realizado. Entre as constatações obtidas esta que o desenvolvimento ainda não é prioridade no cotidiano da administração pública e há desintegração das demandas e a dispersão das ofertas que comprometem a eficácia das políticas de desenvolvimento da região Fronteira Oeste. “Precisamos trabalhar articulados, não isolados enquanto municípios”, afirmou Oaigen. Os dois também apresentaram os resultados que o programa já obteve e os eixos estratégicos em que atua: agronegócio, turismo, industrialização e energias renováveis. 
Por fim, eles solicitaram ao Poder Legislativo apoio ao desenvolvimento regional no estudo do Plano Plurianual 2018/2020, também engajamento da Câmara para o crescimento da região de forma sustentável.
O Programa Lider é desenvolvido pelo Sebrae/RS, com foco no desenvolvimento regional e está em atividade na Fronteira Oeste, na região da Campanha e na região Sul reunindo mais de 100 lideranças. A iniciativa tem como objetivo estimular gestores a atuarem de forma empreendedora, fomentando, assim, o desenvolvimento da região em que estão inseridos. São desenvolvidas atividades de dinâmicas de grupo, de palestras e ações integradas entre os municípios que compõem a região, no caso da Fronteira Oeste os municípios de Uruguaiana, São Borja, Maçambara, Itaqui, Barra do Quarai, Manoel Viana, Alegrete e Quaraí.
Gabriela Barcellos

0 comentários: