quinta-feira, 9 de março de 2017

Uruguaiana seleciona oito projetos para o Orçamento Participativo

Gabriela Barcellos

O salão nobre da Prefeitura Municipal sediou, na manhã de terça-feira, 7/3, uma reunião do Conselho Regional de Desenvolvimento da Fronteira Oeste (Corede-Fo), para escolher os projetos de interesse do município para o Orçamento Participativo. “Essa reunião é para fazermos um detalhamento dos projetos selecionados, e após fazermos o encaminhamento”, explicou o secretário municipal de Planejamento Estratégico, Carlos Prudêncio.
Foram escolhidos dez projetos, que serão encaminhados para inclusão no plano plurianual do Estado. Destes dez, Uruguaiana será representado por oito.
Os projetos escolhidos foram: 1) Estância Hidrotermal; 2) Roteiro Turístico Regional; 3) Organização de exposições, feiras e eventos de grande porte para promover os produtos de cada cidade; 4) Promover a criação e apoiar cooperativas regionais de produtores; 5) Financiamento de Projeto de Energia Sustentável; 6) Plano Regional de Eficiência Energética; 7) firmar consórcio para criação e manutenção de Centro Regional de Referência em especialidades médicas; 8) desenvolver, manter e firmar parcerias com instituições de ensino para criação de Centro de Formação de Gestores.
De acordo com Prudêncio, até o próximo dia 31, a equipe técnica do Corede irá encaminhar os dez projetos à secretaria de Planejamento do Estado para inclusão no Orçamento 2018. Após estes procedimentos será proposta a data para a votação através da Consulta Popular. As propostas aprovadas ficarão aptas para receber os recursos a partir de 2018. “O estado incluirá os valores no plurianual e não no orçamento 2018, e poderá destinar recursos a partir do orçamento 2018”, explica.

0 comentários: