quinta-feira, 9 de março de 2017

Reunião discute desenvolvimento da Fronteira Oeste

Karine Ruviaro

Ocorreu na manhã de terça-feira, 7/3, na sede da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS), em Porto Alegre, mais uma reunião da Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (AMFRO). Na oportunidade, os prefeitos da região debateram temas pertinentes para o desenvolvimento.
Estiveram presentes na reunião o prefeito de Santa Margarida do Sul, Luiz Henrique Machado; o prefeito da Barra do Quaraí, Iad Choli; o prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto; o prefeito de Itaqui, Jarbas Martini; o prefeito de Manoel Viana, Jorge Gustavo Medeiros; o prefeito de São Gabriel, Rossano Gonçalves. A Prefeitura de Uruguaiana esteve representada pelo chefe de gabinete do prefeito, Frederico Pellegrini.
A primeira pauta da reunião tratou sobre possíveis soluções para o destino dos resíduos sólidos urbanos. Entre uma das alternativas propostas estava: que por meio de um consórcio entre os municípios participantes, sejam implantados aterros sanitários. No entanto, devido a sua complexidade, esta seria uma solução a longo prazo.
A qualificação da gestão pública, com ênfase maior à gestão em saúde pública também foi exposta na reunião. Ao final, o prefeito Luiz Henrique Machado, que também é o atual presidente da AMFRO, convocou todos os prefeitos da região para que estejam em Brasília nos dias 15 a 17/5, na Marcha dos Prefeitos. Na Marcha, que será realizada em Brasília, Distrito Federal, serão debatidos temas para o crescimento e fortalecimento dos municípios. O presidente, salientou ainda, que a participação da região Fronteira Oeste na oportunidade é de extrema importância, visto que assim, a associação mostrará a força das nossas cidades.

0 comentários: