quinta-feira, 16 de março de 2017

Comissão será formada para pleitear retomada do Aéreo


A Câmara de Vereadores realizou na noite de terça-feira, 14/3, uma audiência pública para debater a desativação do 2º Esquadrão de Aviação – Base Aeropolicial da Fronteira (BAF). A audiência foi proposta no mês passado, pelo vereador José Clemente Corrêa (PSDB), com o objetivo de identificar as razões e os processos que resultaram no ato de inatividade do local. O destaque ficou por conta do prejuízo causado pela retirada ‘às escondidas’ da unidade para a fronteira oeste.
Além do proponente, estiveram presentes o presidente da Casa, vereador Fernando Tarragó (PSD), e os vereadores Elton da Rocha (PP), Eric Lins (DEM), Carlos Delgado (PP), Suzana Alves (PRB), Mano Gás (PSDB), Vilson Brites (PMDB) e Zulma Ancinello (PRB). Da Barra do Quaraí, vereadores e representante do Poder Executivo também se fizeram presentes, demostrando solidariedade à causa. Além de representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), secretaria de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana e 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (BPAF).
Durante o debate foram apresentados os investimentos federais destinados à implantação e ao funcionamento da Base incluindo infraestrutura, helicóptero e carros, na ordem de 4 milhões de reais exclusiva para Uruguaiana. Para o vereador é inadmissível que Uruguaiana perca qualquer policiamento ostensivo, principalmente sem justificativa como foi diagnosticado. A importância da Base no município pelo posicionamento estratégico em zona de fronteira foi defendida pelo delegado da Polícia Federal, André Luiz Epifânio.
A audiência estabeleceu o encaminhamento de documentação ao governo do Estado solicitando manifestação em relação ao tema; proposta em conjunto com a Barra do Quaraí de realizar ação popular para o retorno da Base; cobrança das autoridades a identificação da responsabilidade pela inatividade do local com notificação ao Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual e formar Comissão para pleitear o retorno da Base.
Gabriela Barcellos

0 comentários: