quinta-feira, 16 de março de 2017

Carnaval terá Plataforma de Observação e reforço de efetivo


Começa hoje o Carnaval Fora de Época. E para esses três dias de folia, uma estrutura de segurança reforçada foi planejada. Para o reforço, uma Plataforma de Observação Elevada (POE) será instalada.
A estrutura fica a cargo da Brigada Militar e possui 17 câmeras com alcance de até três quilômetros, com visualização em 360 graus. Suas imagens podem ser transmitidas ao vivo, diretamente para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). A tecnologia das câmeras possui resolução Full HD, com operação no espectro de infravermelho. Neles, operadores monitoram a movimentação, auxiliando o trabalho das forças policiais, identificando situações de risco, tornando a capacidade de resposta mais eficaz. A estrutura possui sensores de medição digital da velocidade e direção do vento, conexão wireless ou 3G/4G, sistema de gravação e armazenamento digital de vídeo. Todas essas informações e imagens podem ser transmitidas em tempo real, assim como as plataformas também podem recepcionar todas as imagens da localidade melhorando a gestão do processo de policiamento.
O local onde a Plataforma deverá ser instalada ainda não está confirmada. O equipamento é operado por uma equipe de policiais treinados especificamente para este trabalho, que deverá realizar ao longo do dia de hoje uma avaliação a fim de verificar o melhor ponto de observação, também com o objetivo de garantir melhor sinal para transmissão de imagens e dados. O equipamento já foi utilizado em eventos de grande porte no Estado, como clássicos Grenal e Caju, Planeta Atlântida, Romaria do Caravagio, Passagem da Tocha Olímpica, Natal Luz, entre outros.
De acordo com o capitão Ricardo Gruner, do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (BPAF), por noite, cerca de 160 policiais militares deverão estar trabalhando para garantir maior segurança ao evento. Serão cerca de 65 policiais de fora da cidade, que reforçarão o efetivo, entre eles oito policiais a cavalo.
Além do policiamento na Avenida Presidente Vargas, os bairros receberão atenção com o objetivo de evitar crimes como assaltos e furto arrombamento. Um número maior de viaturas estará nas ruas, percorrendo esses locais e ainda terá reforço no número de PMs em cada viatura. Também estará em andamento as patrulhas mistas, formada por policiais militares, policiais rodoviários federais e guardas municipais. “Esse trabalho será integrado, a fim de permitir uma troca de ideia e um resultado ainda melhor à sociedade”, explica Gruner.
Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal também receberão reforço de efetivo.
Gabriela Barcellos

0 comentários: