terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Segtram iniciou cadastramento do Passe Livre

Karine Ruviaro
Desde a semana passada, a Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana (Segtram) já vem realizando o cadastramento dos usuários do transporte coletivo urbano objetivando a liberação do passe livre nos ônibus que circulam por Uruguaiana. O recadastramento está sendo feito junto ao prédio da Secretaria de Transportes, localizado na Rua Doutor Maia esquina Benjamin Constant, no antigo IRGA.
De acordo com o secretário, Irani Fernandes, a intenção da secretaria é cadastrar o maior número de pessoas possível. “Ainda não tenho ideia do número de pessoas beneficiadas com a gratuidade das passagens e por enquanto, também não sei quantas já foram à secretaria para se cadastrar. Terei esses números após o término do cadastramento”, comenta.
O benefício da gratuidade nos ônibus urbanos foi criado por meio da Lei municipal nº 3837/2006. Mediante a apresentação do passe livre, as empresas concessionárias de transporte coletivo urbano e rural, licenciados pelo Município, ficam obrigadas a transportar, gratuitamente, aposentados e/ou pensionistas; deficientes físicos e excepcionais; todos os cidadãos que estiverem em tratamento oncológico ou de hemodiálise; pessoas portadoras do vírus da AIDS; crianças e adolescentes sob tutela do Estado, bem como pessoas que recebem atendimento no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da Secretaria Municipal de Saúde.
As carteiras concedidas aos beneficiários do passe livre serão emitidas pela Segtram mediante a apresentação de alguns documentos como: de identidade, de renda e atestado médico para aqueles casos que necessitarem. Nas carteiras de passe livre constarão os seguintes dados: uma foto 3x4 do beneficiário, nome, data de nascimento, número da identidade, nome do órgão expedidor, data de emissão do passe livre e sua validade. O prazo de validade das carteiras do passe livre será de no máximo 12 meses a contar da emissão.

0 comentários: