terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Painel Ed.2722

Ajuda

Moradores de rua, usuários de drogas, e pessoas em situação de risco estão sendo atendidas por uma equipe multidisciplinar do “Consultório na Rua”. O trabalho do grupo é diário e funciona das 8 às 18 horas. Na equipe estão enfermeiros, assistente social, técnico de enfermagem e pessoas responsáveis pela redução de danos. O objetivo do grupo é auxiliar pessoas que não tenham domínio próprio, e dessa forma, fazer o encaminhamento para o Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (CAPS AD), ou unidade de saúde. O projeto atende cerca de 80 moradores de rua.

Artesanato

A Praça Barão do Rio Branco estive movimentada no final da tarde de domingo, 12/2, durante a primeira edição da Feira do Artesão Uruguaianense. Oevento começou às 18 horas. Diversas pessoas passaram pelo local que contou com mais de 10 expositores, apresentando diferentes produtos feitos manualmente.

Novo Pároco

Durante a Celebração Eucarística das 20 horas do último domingo, 12/2, o administrador diocesano Pe. Flávio Soares deu posse ao frei Raphael Rodrigues, novo Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo. A Celebração contou com a presença do provincial dos Carmelitas do Sul do Brasil, frei Marcos Juchem, do vigário paroquial da Paróquia do Carmo, frei Xavier Yudego Marin, e do Pe. Evandro Carvalho, da Paróquia Catedral de Sant’Ana.

Sinalizações

No sábado, 11/2, a Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana (Segtram) realizou o trabalho de sinalização em vários pontos da cidade. Foram fixadas placas de regulamentação, sinalização horizontal e pintura de meio fio. As sinalizações foram colocadas em lugares de grande fluxo de automóveis e pedestres. Só falta retirar a sinalização onde é proibido sinalizar.

IGP
Ontem, 13/2, o Governador Sartori entregou 29 novas viaturas para renovação da frota do Instituto Geral de Perícias (IGP). Os veículos entregues na Secretaria de Segurança Pública, em Porto Alegre, serão utilizados no atendimento de crimes em locais de difícil acesso e para grandes deslocamentos. Uruguaiana foi contemplada com um Ford Ka. A compra foi viabilizada por meio de R$ 3,6 milhões do orçamento da segunda fase do Plano Estadual de Segurança Pública.

Estudo
No Dia Mundial do Câncer, na sexta-feira, 10/2, o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva (Inca) lançaram o primeiro Protocolo de Diagnóstico Precoce do Câncer Pediátrico. O estudo pretende auxiliar profissionais da saúde a conduzir casos suspeitos e confirmados dentro de uma linha de cuidado, com definição de fluxos e ações desde a atenção básica até a assistência de alta complexidade.

Novo decreto
Foi publicado no Diário Oficial de segunda-feira, 13/2, o novo decreto (Nº 53.429) do governo do Estado para economia de despesas. O texto mantém a política de contenção de gastos no âmbito da administração direta, autarquias e fundações do Estado. Renova as orientações dos decretos publicados desde o início da gestão e considera também o de número 53.303, de novembro de 2016, que decretou estado de calamidade financeira no Rio Grande do Sul.

Pescadores
Um novo cadastro dos pescadores profissionais artesanais deverá entrar em operação no próximo mês de maio. A Portaria publicada, na sexta-feira, 10/2, no Diário Oficial da União aprova o Plano de Ação “Pescador Legal” e institui o Comitê Revisor do Cadastro de Pescadores Profissionais Artesanais. O plano prevê o recadastramento dos pescadores profissionais artesanais dentro do Sistema de Cadastro do Produtor Rural e demais Agentes (Sican).

De casa nova
Na manhã de ontem, 13/2, o prefeito em exercício, Brasil Carús, acompanhado do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Aerton Auzani, esteve visitando às novas instalações da secretaria. No novo endereço (antiga Exatoria) vão funcionar as antigas secretarias de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, e Agricultura, já remodelada e renomeada para Desenvolvimento Econômico. A nova sede deve entrar em funcionamento até o final deste mês, e vai atender das 8h às 14h.

Rádios
Ontem, 13/2, comemorou-se o Dia Mundial do Rádio. Das 1.781 emissoras AM do Brasil, mais de 70% já pediram a migração ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MTCIC) para FM. A mudança eleva a qualidade do sinal das transmissões e permite que as rádios sejam sintonizadas em dispositivos móveis.

Fies
O Ministério da Educação divulgou ontem, 13/2, o resultado do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2017. Os candidatos já podem consultar a lista de pré-selecionados (assim como a de espera) no site do Fies e na instituição em para a qual se inscreveram. Foram ofertadas 150 mil vagas.

Help – Tattoo e Food
No próximo sábado, 18/2, o pessoal da Old West Tattoo vai estar tatuando a galera por R$ 39,90 + um Alimento. É o Help - Tattoo e Food. O Objetivo é arrecadar alimentos não perecíveis para ajudar quem precisa. Serão tattoos, pequenas, minimalistas, palavras, frases de até três palavras e símbolos pequenos. Somente na cor preta. Dúvidas e consultas através do (55) 984231826. O Atendimento será por ordem de chegada, das 10h às 22h.

Seminário I
Começa amanhã, 15/2, o Seminário dos Novos Gestores, organizado pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Com o tema “Reconstruindo o Brasil a partir dos Municípios”, o evento vai colocar em discussão de que forma os gestores municipais podem assumir o protagonismo no debate sobre o projeto de nação desejado daqui para frente.

Seminário II
Outra questão fundamental é orientar os novos gestores a fim de evitar surpresas desagradáveis, por exemplo, na hora da prestação de contas. Os secretários municipais também têm seu espaço, nas palestras técnicas sobre cada uma das áreas que integram a administração pública municipal.

Encontro
No próximo domingo, 19/2, as Testemunhas de Jeová realizam uma assembleia, com o tema ‘Não perca seu amor por Jeová - Mateus 22:37’. O evento tem entrada franca e começa às 9h40min, no Sest/Senat. Maiores informações sobre o evento e sobre as TJs estão disponíveis no site oficial: www.jw.org.

Economia
O Porto do Rio Grande apresentou melhora em todos os segmentos de cargas neste início de 2017, movimentando mais de 2,7 milhões de toneladas em janeiro. O número representa crescimento de 29,1% quando comparado ao mesmo período de 2016, segundo dados do setor de estatística.

0 comentários: