terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Internacional: Construção de ponte entre Itaqui e Alvear volta à pauta

Gabriela Barcellos

Uma reunião entre técnicos do Brasil e da Argentina nas próximas semanas deverá debater a construção de uma nova ponte ligando os dois países. Itaqui, Porto Xavier e Porto Mauá são os municípios gaúchos que poderão ser contemplados, caso a ideia de construir uma terceira sobre o Rio Uruguai deixe o mundo das ideias e seja concretizada.
O assunto foi discutido no almoço oferecido pelo presidente Michel Temer ao presidente argentino Maurício Macri. A notícia da reunião foi dada pelo embaixador argentino, Carlos Magariños e confirmada pelo embaixador brasileiro na Argentina, Sérgio Danese e pelo chanceler José Serra.
O presidente do país vizinho destacou a importância do trabalho integrado entre os dois países para a recuperação das economias. Atual presidente pro tempore do Mercosul, Macri também defendeu maior protagonismo do bloco, com o estreitamento das relações com países que fazem parte da Aliança do Pacífico.
A senadora Ana Amélia Lemos (PP), que vem tratando do tema, em discurso na tribuna do Senado, defendeu a diminuição de burocracia entre os países do Mercosul, lembrando inclusive que, no período de férias, mais de um milhão de turistas argentinos procuram as praias brasileiras mas encontram dificuldades para ingressar no país, inclusive por Uruguaiana onde filas ‘quilométricas’ se formam diariamente na Aduana. A parlamentar frisou a necessidade de derrubar barreiras, tanto comerciais quanto burocráticas, entre os países do Mercosul.

0 comentários: