sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Uruguaiana é sede do 8º Siepe

Por Franceli Couto Jorge

Na tarde de terça-feira, 22, realizou-se a cerimônia de abertura do 8º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). A atividade reuniu, no Salão de Atos do Campus Uruguaiana, discentes e servidores dos dez campi da Instituição. Para os três dias do evento, são esperados cerca de 2.400 participantes.
A coordenadora geral do 8° Siepe, Carina Fagundes Teixeira Brum, agradeceu às pessoas que acreditam na Instituição e aos acadêmicos que apostaram no evento, mesmo em um ano de dificuldades econômicas. “Um agradecimento especial às colegas que se envolveram nas comissões de alojamento, monitoria, cultural e científica, que estão conosco trabalhando incansavelmente, noite e dia, para que nós todos possamos receber vocês”, frisou.
Na sequência, o diretor do Campus Uruguaiana, professor João Cleber Theodoro de Andrade, falou sobre o nascimento do evento em Uruguaiana no ano de 2009. Após algumas edições, o evento passou a ser itinerante. “Que bom que este evento é itinerante, que não tem a cara de um único campus, pois ele não nasceu para ser de um único campus. Ele nasceu para ser da Universidade”, enfatizou. Andrade falou ainda sobre a diversidade do evento e disse: “Quero desejar a todos aqui presentes um ótimo 8º Siepe e que a gente tenha a oportunidade de tirar o melhor deste evento para nossa formação”.
O último pronunciamento foi o do reitor da Unipampa, professor Marco Antonio Fontoura Hansen, que falou das dificuldades econômico-financeiras pelas quais o país passa. “A Unipampa tem como missão o desenvolvimento regional e esse só se realiza se tivermos ações com pesquisas básicas e aplicadas, que irão gerar uma pesquisa de ponta, um ensino de qualidade, além de público, gratuito e inclusivo”, afirmou. Além disso, o reitor destacou a importância da luta por uma política educacional e falou sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241/55. “Cabe ressaltar que, no nosso caso, se essa PEC estivesse vigente desde o início das atividades da Unipampa, em 2006, teríamos uma perda de R$ 700 milhões, em dez anos”, revelou.
Para Hansen, “em nenhum momento podemos deixar de pensar nos alunos, pois eles são a razão da existência institucional”. O reitor também discutiu o papel da Instituição. “A Universidade deve desempenhar também o seu papel social através da divulgação e da aplicação do conhecimento científico”, disse.
Sobre o Siepe, falou da expectativa pelos trabalhos que serão apresentados nas mais diferentes áreas do conhecimento humano. “Evento como este expõe resultados parciais do somatório dos conhecimentos adquiridos ao longo de toda uma existência dos que nos antecederam. Cada evento é um avanço e cada vez melhor. Espero que o 8º Siepe supere todos os demais em termos de qualidade de ensino, pesquisa, extensão e inovação”, desejou Hansen.
Por fim, o reitor da Unipampa disse: “Agradeço em nome da reitoria a dedicação de todos(as) que participaram da organização. Aos palestrantes que estarão contribuindo com a troca de saberes, aos discentes, aos professores orientadores e aos participantes do evento”.
Participaram da cerimônia de abertura do evento os pró-reitores de Graduação, Ricardo Carpes; de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Alessandro Girardi; a pró-reitora de Extensão e Cultura, Nádia Bucco e o prefeito de Uruguaiana, Luiz Augusto Schneider.
O segundo dia do 8º Siepe
Com 1810 trabalhos inscritos, o 8º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) apresenta o resultado de diferentes pesquisas e experiências universitárias. No segundo dia de programação, o evento contou com diversas atividades.
Nos três turnos houve sessões orais e de pôsteres. Outra atração é o Planetário, que está montado no Laboratório 425, com sessões a cada 30 minutos. As visitações na quarta-feira, 23, encerram às 19h.
Ontem pela manhã, no Salão de Atos, ocorreram palestras. A professora da Unipampa, Diana Salomão de Freitas, abordou a temática “Os desafios da docência frente a(s) crise(s) socioambiental (is)”.
Á tarde foram realizadas apresentações artísticas, no Palco Central. Participaram do evento o Ballet Cristina Fernandez; Academia Fit Dance Lidi Silva; Dança de Salão Leandro e Kadine; Casa da Dança e invernada adulta Os Platinos do CTG Patrulha do Oeste.
Ainda foi realizada a palestra “Metodologias ativas aplicadas à Engenharia”, ministrada pelo pró-reitor de Pesquisa da Universidade Sociedade Educacional de Santa Catarina (Unisociesc), Marcelo Teixeira.
Após as intensas atividades do segundo dia do 8º Siepe, os participantes dirigiram-se à Programação Social do evento.

0 comentários: