terça-feira, 12 de maio de 2015

Violência doméstica: Mães são as principais agressoras

Na semana passada, às vésperas do Dia das Mães, a professora Elenice de Freitas, presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Uruguaiana (Condicau) revelou um triste dado. Em pesquisa elaborada pelo Comdicau foi constato que o grande problema da sociedade uruguaianense é a violência doméstica e que a mãe é a grande vilã da história. 
Segundo Elenice, os principais casos de agressão contra menores são praticados pelas mães e não pelo pai ou padrasto, antes considerados os maiores agressores. 
A pesquisa aponta que o alcoolismo, o consumo de drogas e a gravidez precoce são os principais motivos dos casos de violência doméstica.
A partir das pesquisas elaboradas pela equipe foram identificados como locais de maior vulnerabilidade os bairros União das Vilas, Distrito Industrial, Francisca Tarragó e João Paulo II. 
Na pesquisa foi relatada a quantidade de notificações a respeito da violação dos direitos das crianças em Uruguaiana. A enfermeira Luciane Dias Freitas apontou o crescimento dos números que em 2010 eram de 151 casos e em 2013 totalizaram 1053 notificações. Destes, 697 foram confirmados, sendo 281 meninas e 416 meninos. Entre os tipos de ocorrências registradas de junho de 2013 a 2014, destaca-se a negligência familiar, violência física, psicomoral e tortura. 
Segundo a presidente do Comdicau, Elenice de Freitas, o grande problema social do município é a violência doméstica. “Os números são impressionantes. Ao invés de dar carinho e proteção, os pais espancam os filhos, os expõe ao mundo do crime”, salientou. 
No mês de abril uma mulher foi presa pela Brigada Militar, após agredir o neto de pouco mais de cinco meses de vida. Ela estava alcoolizada quando praticou as agressões.

0 comentários: