terça-feira, 19 de maio de 2015

Penitenciária usa material reciclado para revitalizar espaços

A Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana vem desenvolvendo melhorias na estrutura física do estabelecimento por meio da mão de obra prisional e matéria prima reciclada. Essa iniciativa não só representa economia, como pretende deixar o espaço prisional mais humanizado. Nesta ação trabalham dez apenados que usaram 80 pneus e 600 bombonas de água mineral que foram doadas por instituições parceiras. Estes materiais serão colocados nas laterais externas das celas para que o lixo seja depositado. Após processo de limpeza, bombonas de veneno também foram transformadas em lixeiras.
Para que este projeto fosse concluído, a empresa Cachito reciclagem, borracharias e oficinas mecânicas locais passaram a contribuir depois que tomaram conhecimento do projeto formando uma parceria com o administrador Sandro Borlina, apoiado pelos demais servidores, que coordenaram a ação.
Além do jardim e lixeiras, os pátios onde os apenados permanecem no horário de visitas foram pintados, “tornando o local mais colorido e um pouco mais agradável”, disse Borlina. A próxima etapa será a construção de uma área coberta para os familiares que visitam a Modulada, além de um parque infantil com brinquedos feitos de pneus.
Essas atitudes promovem ao sistema prisional a inclusão dos apenados, ajuda na preservação ambiental e reduz a desigualdade social. “A inclusão depende do papel educativo e do tratamento digno dentro da casa prisional, que busca o resgate da credibilidade diante da comunidade” concluiu o administrador.




0 comentários: