quinta-feira, 7 de maio de 2015

Aeroporto Rubem Berta: Secretaria de Aviação Civil da presidência confirma investimentos


A Comissão Especial da Aviação Civil Regional da Assembleia Legislativa do RS realizou audiência pública com enfoque nos temas infraestrutura aeroportuária, tributação e carga tributária, em relação à aviação civil regional do Rio Grande do Sul. 
O secretário de aeroportos substituto da secretaria de Aviação Civil da presidência da República, Eduardo Henn Bernardi, ampliou os dados que já haviam sido informados pelo ministro Eliseu Padilha, em relação ao Programa de Aviação Regional. Explicou, detalhadamente, a situação de cada sítio aeroviário alvo do programa do governo federal, que promete investir aproximados R$ 310 milhões em 15 municípios: Uruguaiana, Alegrete, Bagé, São Borja, Caxias, Erechim, Gramado, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santa Vitória do Palmar e Santo Ângelo. O investimento total previsto na infraestrutura de 270 aeroportos em todo o país pode chegar a 10 bilhões. Nos 43 aeroportos da região Sul do País deverá ser aportado R$ 1,2 bilhão.
Ele também ressaltou que houve análise das principais vocações locais e foram definidas cidades-polo em áreas prioritárias a receberem a atenção federal. No RS, os projetos nos quatro aeroportos administrados pela Infraero, entre eles o Aeroporto Internacional Rubem Berta, já foram examinados e estão bem encaminhados. O andamento do processo, as fases vencidas e próximas etapas para cada um dos municípios também foi apresentado por Bernardi.
A reativação do aeroporto vem sendo tratada há anos. Em recente visita à Brasília, o prefeito Luiz Augusto Schneider recebeu sinal positivo do ministro Eliseu Padilha, que propôs a criação de um convênio, que está em fase de elaboração, para instalar a seção contra incêndio, principal impasse para o retorno dos vôos comerciais em Uruguaiana. Já foi confirmado também o interesse de uma companhia aérea em operar no município.

0 comentários: