quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

AES Uruguaiana pode ser acionada a qualquer momento

O Brasil devolveu na segunda-feira, 26, 200 megawatts de energia para a Argentina. A exportação se deu a pedido da Cammesa, operadora do setor elétrico no país vizinho. Entre as 15h05 e 17h14, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) chegou a enviar 205 megawatts (MW) para a Argentina no horário de pico.
A transmissão foi feita por meio da rede de Garabi, instalada na fronteira entre os dois países, no município de Garruchos (RS). A última vez que o Brasil enviou energia para a Argentina ocorreu no dia 27 de setembro do ano passado. Naquela ocasião, a exportação de “energia emergencial” foi feita por meio da conversora de frequência Uruguaiana, com devolução da energia mesmo dia.
Dessa vez, em termos de consumo médio, a entrega de energia brasileira para os argentinos ficou em 17 MW médios. É pouco, se comparado ao que o Brasil tem demandado da Argentina.
Como aconteceu nos dois últimos verões, novamente a usina AES Uruguaiana deve voltar a gerar energia para auxiliar no atendimento da demanda de eletricidade que se eleva nesse período.
Segundo o Executivo da AES, falta apenas o acerto político entre Brasil e Argentina quanto a fatores como o transporte do gás que alimentará a térmica e a incidência de impostos sobre o combustível para que a operação recomece. O gás chegará por navios em um terminal de GNL (Gás Natural Liquefeito) argentino e depois será transportado por gasoduto até Uruguaiana.

0 comentários: