quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Estado quer vacinar 600 mil crianças contra pólio e sarampo

A partir deste próximo sábado, 8, começam as campanhas de vacinação infantil contra a poliomelite e de seguimento contra o sarampo.
Os públicos-alvos são crianças menores de cinco anos, com a campanha da pólio voltada para as maiores de seis meses e a do sarampo para as maiores de um ano de idade. A Secretaria Estadual da Saúde (SES) já distribuiu as doses necessárias aos municípios. 
No Rio Grande do Sul, são quase 600 mil crianças dentro desta faixa etária e a meta é vacinar ao menos 95% delas até o dia 28 deste mês.
As campanhas começam em um sábado, data de mobilização onde os mais de 1,5 mil postos de vacinação estarão abertos, além de outros locais extras definidos pelos municípios. Os pais ou responsáveis devem levar as crianças aos postos onde todas deverão ser vacinadas, até mesmo aquelas que estiverem com o esquema vacinal da pólio e do sarampo em dia. A recomendação é que todos levem o cartão de vacinação para que esta avaliação das doses de rotina seja realizada.
O calendário de rotina para a vacinação contra a pólio prevê as a três doses no primeiro ano de vida (aos 2, 4 e 6 meses), com o complemento de dois reforços aos 15 meses e 4 anos de idade. Já a proteção contra o sarampo dá-se através da aplicação da vacina tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), aos 12 meses, seguida da tetra viral aos 15 meses, que além das outras três doenças também previne a varicela (também conhecida como catapora).

0 comentários: