quarta-feira, 5 de novembro de 2014

UTI Neonatal: Instalação de novos leitos está em processo de liberação


A Secretaria Estadual de Saúde (SES) encaminhou a habilitação junto ao Ministério da Saúde de 388 novos leitos neonatais: 43 em UTI neonatal, 230 leitos de cuidado intermediário neonatais convencionais e 115 leitos intermediários Canguru (voltado para recém-nascidos de baixo peso). A iniciativa amplia a estrutura existente em 18 municípios e abre novos serviços em Santa Rosa, na Fronteira Noroeste, e Uruguaiana.
A medida foi aprovada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB/RS) e faz parte da estratégia de qualificação dos serviços exigida pela Rede Cegonha, a fim de reorganizar a rede de instituições que dispõe de unidades de cuidado intensivo e abre espaço para unidades de cuidado intermediário (UCI). Além das UCI convencionais, também serão ampliados os leitos que utilizam o método Canguru, voltado para recém-nascidos de baixo peso, que prevê maior contato entre o bebê em tratamento e os pais.
Dessa forma, a SES articula a assistência neonatal em forma de linha de cuidado, prevendo estruturas de diferentes níveis de complexidade para atender de forma continuada e progressiva os recém-nascidos que precisam de acompanhamento. Além disso, os novos leitos têm distribuição geográfica estratégica e descentralizada, com o objetivo de dotar todas as regiões do Estado com estruturas capazes de ampliar a oferta de serviços e reduzir o deslocamento dos pacientes e de suas famílias.
A reorganização também atende às normas da Anvisa, fixadas na RDC 07/2010, que preconiza que crianças com menos de 28 dias sejam tratadas em unidades próprias, evitando a proximidade com pacientes pediátricos de outras faixas etárias. Em Uruguaiana será liberados para atendimento, dez leitos neonatais de cuidado intermediário convencional em habilitação. Ainda será autorizada a instalação de dez novos leitos neonatais de cuidado intermediário - Canguru em habilitação, ou seja, local onde as mães poderão estar com seus filhos durante todo o tempo. Enquanto o processo de instalação não é concluído, o município depende de hospitais de outras cidades para atender a demanda. 
O Ministério da Saúde determina a existência de dois leitos de UTI neonatal para cada mil nascidos vivos, o que significaria ao menos 277 leitos no RS, onde nascem cerca de 140 mil crianças por ano. Atualmente, o Estado do Rio Grande do Sul supera essa marca com 570 leitos de UTI neonatal, sendo 383 leitos dedicados a pacientes SUS.

0 comentários: