quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Cursos do Pronatec atenderão demandas dos APLs

O Governo do Estado, por meio de uma parceira da Secretaria de Educação e a Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), destinará 1.232 vagas de cursos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico) às demandas dos Arranjos Produtivos Locais (APL’s) no RS. 
Entre as especializações exigidas pelos APL’s estão Técnico em Mecânica, em Eletrotécnica, em Manutenção Automotiva, em Eletrônica, em Comunicação Visual, em Multimídia, em Automação Industrial, em Mecatrônica, em Enfermagem e em Logística.
Os cursos serão ofertados em Porto Alegre (Senai Visconde de Mauá, Senai Automotivo, EEP Senai Porto Alegre, Senac), Região Metropolitana (Senac e Senai Cete MP/São Leopoldo), Caxias do Sul (EEP Senai Nilo Peçanha e Senac), Pelotas (Senac), Rio Grande (Senac), Gravataí (EEP Senai Ney Damasceno) e São Borja (Senac). Podem inscrever-se alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio da rede pública ou bolsista integral, nas áreas dos municípios de oferta de cursos. As aulas acontecerão no contra turno escolar ao Ensino Médio. As inscrições devem ser feitas nas escolas onde os estudantes estão matriculados, até 8 de outubro. As aulas começam em 27 de outubro.
Para a coordenadora do Projeto de Fortalecimento dos APLs da AGDI, Luana Collet, o Pronatec atenderá a necessidade “de uma demanda mais qualificada para preencher vagas nas empresas que compõem os arranjos produtivos.”
Pronatec
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi lançado pelo Governo Federal para ampliar a oferta de Educação Profissional aos brasileiros por meio de uma série de ações e projetos e tem como objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores.
Além disso, o Pronatec visa a ampliação de vagas e expansão das Redes Estaduais de Educação Profissional. Ou seja, a oferta, pelos estados, de ensino médio concomitante com a Educação Profissional.

0 comentários: