quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Programação especial marca a Semana do Idoso

Um envelhecimento mais saudável, com base em ações de socialização, bem-estar e voluntariado. Essa é a proposta do Programa Sesc Maturidade Ativa, desenvolvido em unidades Sesc de todo o Rio Grande do Sul, consolidando suas atuações junto aos gaúchos. Desde o dia 27 de setembro, além de seguirem engajados na prática da responsabilidade social, os idosos gaúchos estão sendo homenageados com uma programação especial, que segue até esta sexta-feira (03/10).
Em celebração à Semana Estadual do Idoso, os grupos estão promovendo em diversas partes do Estado atividades voltadas à promoção da qualidade de vida na terceira idade, em que pretendem envolver também suas comunidades. Em Uruguaiana, a Caminhada do Idoso abriu a semana, no dia 27 de setembro, sábado. Já ontem, segunda-feira, dia 29, o assunto “Idoso x Direito” foi abordado em palestra ministrada por Lucas de Ávila. Para confraternizar, um Chá Campeiro será realizado no dia 30, terça-feira, às 15h30, no Clube Caixeiral (Rua Santana, 2938). Já no Dia Internacional do Idoso, 1° de outubro, um Encontro Intergeracional com piquenique acontece na Pracinha Ferroviária, a partir das 15h.
O tema “Doenças Comuns na Maioridade” será tratado no dia 02, quinta-feira, em palestra realizada por Gisele Blanco da Unipampa, a partir das 14h30 no Sesc. Para encerrar a programação, o Sesc ainda recebe Elke Pedroso, Fernanda Falcão e Juvenal Silva para narrar “Os Causos Gauchescos”, 
O Brasil é um país que caminha para o envelhecimento da população. Nascem menos brasileiros a cada dia e os idosos vivem mais. A expectativa de vida subiu de 62 para 73 anos e a fecundidade baixou de 5,8 para 1,8 filhos por mulher. Os números apontam o crescimento do número de velhos, mas não da garantia de direitos ou qualidade de vida.
Há 50 anos, o Sesc criava o Trabalho Social com Idosos (TSI), ação que expandiu para todo o País nas últimas décadas, promovendo respeito à cidadania, melhores condições de vida, compartilhamento de experiências, saberes e garantia de direitos. Como as mudanças na sociedade brasileira, o TSI acompanhou a demanda do seu público, ampliando a oferta de atividades tanto nas capitais quanto interior.
A Prefeitura de Uruguaiana também desenvolverá atividades especiais ao longo da semana.

0 comentários: