segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Nova fase da vacinação contra o HPV começa na segunda

A partir da próxima segunda-feira, 1º de setembro, começa a segunda etapa da vacinação contra o papilomavírus humano (HPV). Usada na prevenção do câncer de colo do útero, ela está disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) para meninas entre 11 e 13 anos. As que receberam a primeira dose nas escolas entre março e abril deste ano, tomarão agora a segunda dose, enquanto as que não receberam a primeira dose ainda podem iniciar agora o esquema vacinal. O vírus HPV é uma das principais causas do câncer do colo de útero, um dos tipos de maior incidência entre as mulheres. 
É muito importante que a adolescente leve o cartão de vacinação ou a caderneta do adolescente no dia da administração da vacina, pois é o documento onde está registrada a primeira dose e será registrada a segunda. O uso da vacina HPV está embasado em estudos científicos de eficácia e segurança. Eventos adversos pós-vacinação (EAPV) associados à vacina podem ocorrer, porém a maioria destes são leves e benignos.
As vacinas serão feitas nas escolas, segundo a secretária da secretária de Saúde, Saionara Marques, que num primeiro momento disse não estar autorizada a dar informações sobre o local das vacinas.

0 comentários: