sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Município receberá Unidade de Saúde Preventiva

Um pleito do prefeito Luiz Augusto Schneider, de 2011, quando era secretário de Saúde do município se tornará realidade em Uruguaiana no mês de novembro. O município receberá a Unidade Sesc de Saúde Preventiva (USSP). Na manhã desta terça-feira, 23/9, o Chefe do Executivo manteve reunião com a secretária de Saúde, Saionara Marques, e com o diretor do Sesc, Vilson da Rosa, sobre a vinda da carreta.
A USSP é um projeto itinerante do Sesc RS, com o objetivo de prevenir e reduzir o tempo de diagnóstico de problemas de saúde como hipertensão, diabetes, elevação do colesterol e dos triglicerídeos, câncer de mama, de próstata e de colo de útero, além de doenças associadas à visão. A unidade móvel permite a realização de consultas e dos exames, com uma equipe formada por sete profissionais, ente eles dois médicos.
A carreta poderá permanecer por até 30 dias no município e, de acordo com o prefeito Schneider, sua vinda será de importante ajuda, principalmente em áreas especifica, como oftalmologia, que apresentam grande demanda no município. 
Ele determinou ainda que a carreta seja instalada nos bairros da cidade. “A idéia é priorizar os bairros, já que a estrutura no centro da cidade é maior”, destaca.
Em contrapartida o Executivo será responsável pela estrutura necessária para vinda da Unidade, como a segurança 24h e a hospedagem e alimentação dos profissionais que irão atuar. Conforme o diretor do Sesc, a previsão é de que a USSP chegue ao município no dia 12/11.
Serão oferecidos os seguintes exames: Exames Citopatológicos/Papanicolau; Mamografias; Consultas oftalmológicas; Avaliações respiratórias (tabagistas); Exames capilares de glicose, colesterol e triglicerídeos; Aferição de pressão arterial; Eletrocardiogramas e, Exames de Ultrassom.

0 comentários: