segunda-feira, 7 de julho de 2014

Painel Ed.2314

Jairo Schmidt

Morreu na madrugada de ontem, 4/7, o pintor Jairo Radar Hildefonso Schmidt. Ele lutava contra um câncer e faleceu em São Gabriel, onde estava hospitalizado. Nascido em Juiz de Fora (MG), Jairo era casado com a uruguaianense Jussara Aymone. Aos 60 anos, ele deixa dois filhos e um neto. Jairo e a esposa tinham uma exposição marcada para a semana de 22 a 30 de setembro no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa. Rubens Montardo diz que, além de excelente pintor, Jairo era tenor, profundo conhecedor de música clássica (uma verdadeira enciclopédia), adorava ópera, era fã de Beethoven, Bach, Wagner, Verdi e Mozart. Os jantares na casa da Jussara e do Jairo eram uma grande alegria, uma celebração de vida e de ternura.

Prevenção I
Acontece neste sábado, 5/7, o Dia da Prevenção a Hipertensão e Diabetes. Haverá programação especial da secretaria da Saúde no Calçadão, das 9h às 14h. O evento é uma parceria entre a Prefeitura e a Unipampa, através do projeto Pet Saúde.

Prevenção II
Quem passar por lá recebera orientações nutricionais, farmacêuticas, odontológicas e de enfermagem, além de verificar a pressão arterial e fazer o teste de glicemia.

Manda chuva
Na apresentação do resultado do Carnaval às Escolas de Samba, o polêmico Jair Rodrigues, dizendo haver um “comum acordo” que não era unânime, saudou Arlindo Cunha Brasil como futuro presidente da Comissão de Carnaval. A orientação seria levada pela vice-prefeita NeraíKaufmann ao prefeito Schneider. Manda muito o Rei Jajá.

Ministro I
O ministro aposentado do STJ Athos Gusmão Carneiro, faleceu na tarde da última quarta-feira, 2/7. Ele havia sofrido um acidente vascular cerebral e estava internado no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Natural de São Leopoldo, ele morreu aos 88 anos.

Ministro II
Quando juiz de primeiro grau, Carneiro atuou em Uruguaiana e, no ano passado, quando lançou o livro ‘Causos de São Chico e outras querências’, onde fala sobre fatos ocorridos em nossa cidade.

Ministro III
Na ocasião, o Ministro lembrou dealguns advogados uruguaianenses e mandou para o diretor do Fórum localvários exemplares de sua obra, que foram distribuídos aos advogados mais antigos da comarca.

Retribuição I
O medo não é como a coragem. Em conversas privadas, muitos presidentes carnavalescos criticam a doação de um carro para a Brigada Militar como retribuição pela segurança da avenida. Dar segurança é a função da Brigada. Ela existe para isso.

Retribuição II
O carnaval é um evento que reúne mais de 20 mil. A Brigada está lá para dar segurança a essas pessoas que pagam impostos e, com isso, salários, armas, veículos, combustíveis, e tudo o que a Corporação usa.

Retribuição III
A doação de um veículo à Brigada Militar alinha-se com as “taxas” outrora impostas pelo Consepro, quando até para confeccionar uma carteira de identidade o cidadão era extorquido. Hoje, o órgão é o esmoleiro oficial das Polícias, mas nada ajuda na melhora das políticas de segurança pública.

Lançamento
Na sexta-feira, 18/7, às 19h, na secretaria Municipal de Cultura,acontece o lançamento do Manual dos Amantes (poemas), de Silvio Aymone Genro, editado pela AlmArteira Criações Artísticas e Literárias. O livro custa R$ 10,00.

Eleitoral
A corrida eleitoral começa neste sábado. Em razão disso, o Superior Tribunal Eleitoral e o Tribunal Regional Eleitoral trabalharão aos finais de semana e feriados, das 12h às 19h. O expediente especial irá até o dia 18/8.

Fatal
O Brasil é o quarto país do mundo em número de acidentes fatais no trabalho. De acordo com a Coordenadoria de Saúde do Trabalho do Ministério da Saúde, as principais causas são a banalização das ocorrências e a falta de política de prevenção.

Imbaá
A sessão ordinária de terça-feira, 8/7, da Câmara de Vereadores acontecerá na localidade do Imbaá. O encontro será realizado no Piquete João de Barro, às 19h.

Carnaval
A maquiada apresentação das contas do Carnaval 2014 queria espaço na Câmara de Vereadores. Entrou rápido, e saiu mais rápido ainda. Contavam com a aprovação do requerimento apresentado na véspera, mas os Vereadores mandaram voltar na próxima quinta-feira.

Brique
A partir do próximo dia 27/7, a Praça Barão do Rio Branco deve receber o Brique da Praça. O evento ocorrerá sempre no último domingo de cada mês e reunirá feira de artesanato, colecionadores, e participantes de eventos culturais. O Brique da Praça funcionará das 16h às 19h.

Hora Extra I
Em razão da situação de emergência por conta da enchente, o prefeito Luiz Augusto Schneider assinou decreto nesta sexta-feira, 4/7, autorizando a realização de horas extras.

Hora Extra II
A autorização é válida para o período em que o município estiver enfrentando a grave situação de cheia do Rio Uruguai e serão beneficiados os funcionários municipais que forem convocados.

Rio Uruguai
A Prefeitura voltará a realizar a Semana do Rio Uruguai. A programação está prevista para ocorrer entre 7/10 e 11/10, com a realização do Festival Temático do Rio Uruguai e o concurso de fotografia, poesia e pintura. O local ainda não foi definido.

Corpo fora
O mesmo Jair Rodrigues quer tirar a responsabilidade das Escolas pela gastança promovida pela Comissão de Carnaval, R$ 160 mil só com a “assessoria técnica”. Esquece que todos concordaram com a contratação de “assessoria técnica” como forma de passar uma grana para o assessor, cujo nome uma liminar judicial impede-nos de citá-lo.

Mais juízes
O presidente do Tribunal de Justiça do RS, desembargador José Aquino Flôres de Camargo, anunciou a abertura de novo concurso público para o cargo de juiz de Direito até o final deste ano.

Aparecendo
Aos poucos, o sumido JC volta ao convívio dos mortais. O empresário, que só estava aparecendo nas reuniões do partido da propina, para apoiar a candidata da RBS ao comando do Estado, JC foi visto em colóquio reservado no palácio.

0 comentários: