segunda-feira, 7 de julho de 2014

Enchente de 2014: Uruguaiana está em situação de emergência

O agravamento da situação devido à crescente do Rio Uruguai levou o prefeito Luiz Augusto Schneider a decretar, na manhã desta sexta-feira, 4/7, estado de emergência no município. A decisão visa garantir o atendimento às famílias atingidas pelo desastre, e permite ainda, que o município acesse o Fundo para Emergências.
Durante todo o dia, Schneider e equipe trabalharam na elaboração do decreto, reunindo informações precisas para justificar a urgência, e também no levantamento dos danos sofridos para oferecer recursos à população atingida.
Com a medida, a população afetada pela crescente do Rio Uruguai terá antecipação de alguns benefícios federais, bem como acesso a outros. O município terá também prioridade para recebimento da segunda parcela do Política de Incentivo Estadual à Qualificação da Atenção Básica em Saúde (Pies), e os comerciantes, pequenos e micro empreendedores atingidos poderão utilizar o Microcrédito Chuvas RS para recuperar seu negócio, em operações de até R$ 15 mil, com juros mensais de 0,41%.
Schneider destacou que, o estado de emergência não tem o mesmo significado do estado de calamidade pública, e neste momento o Executivo trabalha para reduzir os danos. O estado de emergência é o reconhecimento legal pelo poder público de situação anormal provocada por desastres, mas que apresenta condições de ser suportado e superado e em condições de ser atendidas pelo poder público
No final desta sexta-feira, o Rio Uruguai estava crescente a 11,37 metros acima do nível, e a Defesa Civil contabilizava mais de 3.500 pessoas desalojadas das quais 218 estão nos abrigos disponibilizados pelo Município, e cerca de 630 famílias atingidas.

Ajuda
O prefeito monitora pessoalmente a situação e está disponibilizando todos os recursos existentes para suporte à população, e ressalta o apoio que tem recebido do Exército Brasileiro, da Marinha do Brasil, e da Defesa Civil do Estado. “As escolas de samba Cova da Onça e Ilha do Marduque também disponibilizaram suas sedes para servir de abrigo aos atingidos”, diz. 
Schneider também encaminhou oficio ao secretário da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil, coronel PM Oscar Luís Moiano. No documento, ele explica a situação vivida por Uruguaiana e ressalta a vulnerabilidade de mais de cinco mil pessoas, e pede a doação de 1,2 mil cestas básicas, 1,2 mil kits higiene e 1,2 mil kits dormitório. O material deverá ser encaminhado ao coordenador municipal da Defesa Civil, Paulo Rosa Woutheres imediatamente.

0 comentários: