segunda-feira, 7 de julho de 2014

Enchente de 2014: A dor de ver a casa invadida pelas águas


São muitas histórias e depoimentos. As lágrimas de Claudia que vê a casa adquirida há dois anos ser invadida pelas águas, se misturam a dor de dona Maria Conceição que sofre mais uma enchente e desta fez promete se mudar. 
Colchões encharcados, móveis demolidos e eletrodomésticos queimados: essa é a realidade de mais de 3 mil pessoas em Uruguaiana. Algumas escolas, principalmente as localizadas em áreas atingidas suspenderam as aulas no dia de ontem e pais de família estão sem trabalhar envolvidos com as remoções de móveis. Famílias dividem lonas, dormem em barracas e dependem da solidariedade de vizinhos de outras quadras para cuidar da higiene pessoal e até mesmo da alimentação. 
Dados mostram que no ano de 1983, Uruguaiana sofreu a sua maior enchente e que de lá pra cá outras tantas de menor efeito foram registradas. Pois na manhã de ontem, ao conversarmos com o senhor Vitor Pedeles uma fotografia revela uma triste notícia: poderemos superar a triste marca nos próximos dias, caso a fúria do rio Uruguai persista. 
A imagem mostra que naquele ano o rio atingiu a casa do uruguaianense numa altura impressionante. Ontem, a água estava a 1m70cm daquela triste marca. 
Segundo a Defesa Civil de Itaqui, o rio continua subindo por lá, ou seja, a enchente em Uruguaiana está longe de acabar. O ponto alto da enchente, segundo a nossa Defesa Civil seria ontem, quando o rio chegaria à marca dos 12 metros, no entanto, com a evolução das águas em Itaqui, a projeção nos leva à maior enchente da história de Uruguaiana.

0 comentários: