sexta-feira, 23 de maio de 2014

Confirmada a ida de policiais de Uruguaiana à Copa

 

Por Daiany Mossi
O comandante do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira de Uruguaiana (1º Bpaf), Roberto Ortiz confirmou a participação de policiais do município na segurança dos jogos da Copa do Mundo, em Porto Alegre. Segundo Ortiz, os policiais deixarão Uruguaiana nas próximas semanas. Para o comandante, a ida dos PMs não trará prejuízos à segurança local, pois durante o período da Copa, o Governo não concederá férias aos policiais. “O Comando Geral já anunciou que todas as férias previstas para os meses de junho e julho foram canceladas e que por isso não haverá prejuízos”, disse o comandante. Cinco mil policiais militares irão atuar diretamente na operação Copa do Mundo em Porto Alegre. Detalhado pelo comandante-geral da Brigada Militar, Fábio Duarte Fernandes, o esquema para o evento tem investimento de R$ 200 milhões do governo federal, com contrapartida do governo estadual.
No Rio Grande do Sul, dois batalhões especiais foram criados para o Mundial: o Batalhão da Copa e o Batalhão do Pronto Emprego. O primeiro atuará na segurança das seleções e dos turistas, assim como nas escoltas e no interior do Beira-Rio. A novidade é o segundo grupo, que será responsável exclusivamente ao monitoramento de protestos. O esquema especial de Porto Alegre ainda compreende a abertura de nove bases aos turistas, em pontos como a Estação Rodoviária e a Usina do Gasômetro. Em dias de jogos, a circulação de pessoas e carros nos arredores do Beira-Rio será controlada, seguindo exigência da Fifa. O bloqueio vai desde a Avenida Ipiranga com a Borges de Medeiros até o Viaduto Pinheiro Borda com a Padre Cacique. Só poderão acessar o perímetro carros de autoridades, delegações, imprensa, moradores credenciados e torcedores com ingresso para a partida. 
Também haverá interrupção de trânsito na chamada Rota Protocolar — que sai do aeroporto Salgado Filho e vai até o Estádio Beira-Rio — por onde passará a chamada “Família Fifa”.

0 comentários: