segunda-feira, 10 de março de 2014

Vereadores retomam atividades legislativas com muita ladainha e pouco resultado

Foi realizada nesta quinta-feira, 6/3, a primeira sessão ordinária do ano. Entre requerimentos e projetos, vários assuntos passaram pelo plenário da Casa Legislativa.

Mais bombeiros
A Câmara encaminhará um reforço ao pedido de aumento no efetivo do Corpo de Bombeiros no município. 
O requerimento é do vereador Gilberto de Almeida Risso e considera a defasagem do efetivo e a necessidade de profissionais para o trabalho de prevenção e combate a acidentes e sinistros. De acordo com informações recebidas pelo Parlamentar, há necessidade de pelo menos 41 profissionais no município, entretanto a corporação trabalha somente com 22. A solicitação será encaminhada ao secretário estadual de Segurança Pública, Airton Michels; ao comandante do 10º CRB, tenente coronel Pedro Ricardo Maron Burgel e à bancada estadual do PMDB. “Nossa região merece maior atenção dos gestores de segurança. Corremos o risco de vazamentos de produtos químicos em caso de acidentes com caminhões na estrada e tantos outros, sem o número recomendado de profissionais”, destacou Risso.

Plano Diretor
Foi aprovada a continuidade da análise do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, Rural e Ambiental pela comissão especial, criada no ano passado, com este fim. A comissão agora passa a ser composta também pelo vereador Gilberto Risso (PMDB), que em 2013 presidia a Casa. Além dele, Egídio Carvalho (PSDB) e Irani Fernandes (PP) compõem a comissão. O presidente continua sendo o vereador Rafael Alves (SDD) e o relator segue sendo Marcelo Lemos (PDT).
O projeto do Plano Diretor está integralmente disponível para consulta pela comunidade, no site da Câmara (camarauruguaiana.rs.gov.br). A comunidade também pode participar da elaboração do projeto apresentando as reivindicações aos vereadores. O Plano Diretor, que começou a ser elaborado em 2012, planeja o futuro dos próximos dez anos de expansão urbana do município, projetando o crescimento, o funcionamento e as prioridades de investimentos.

Fuzileiros Navais
Representantes do Corpo de Fuzileiros Navais estiveram presentes durante a sessão, na qual os parlamentares registraram a passagem dos 206 anos do órgão. Os vereadores apontaram a atuação dos profissionais como observadores militares da Organização das Nações Unidas (ONU) em áreas de conflito, como El Salvador, Honduras, Moçambique, Haiti e Angola. E também destacaram a importância dos fuzileiros para a história do Brasil. Entre os momentos de presenças estão episódios como Guerra dos Farrapos e Tríplice Aliança, campanhas do Prata, consolidação da Independência e Guerra do Paraguai.

0 comentários: