segunda-feira, 10 de março de 2014

Castelo Branco completa mais um ano

 Fachada principal da Escola e abaixo o seu patrono, Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco

O último 6 de março marcou no calendário escolar, mais um aniversário da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco”. 
Com o início das obras para a construção da Vila Militar dos Oficiais “Gen Osorio”, a cargo do Engenheiro militar, major Antonio Bastos, em 5 de junho de 1937 e inaugurada com o lançamento da pedra fundamental em 13 de julho daquele ano, que fora presidida, no ato, pelo Ministro da Guerra, Gen Eurico Gaspar Dutra, tendo como Comandante da então 2ª Divisão de Cavalaria – hoje 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, Gen Manoel Alexandrino Ferreira da Cunha, sentiu-se a necessidade em se construir uma escola para os filhos dos oficiais da Guarnição, que necessitassem terem uma maior proximidade da Vila. 
Para tanto, no governo do prefeito municipal Newton Luzardo Ulrich, e que, no tempo da sua prestação ao serviço militar, fora oficial R/2 do Exército, (serviu no 8º RC em 1942), veio a concretizar aquele desejo, determinando a construção de uma Escola Municipal dentro da Vila, com apoio do Exército, para atender os filhos dos oficiais e civis daquela área. 
Consta do histórico desse educandário, ter iniciado oficialmente suas atividades em 6 de março de 1976 e sua criação, conforme o Decreto Municipal nº 087/84, tendo sido a sua primeira diretora, a professora Nélida Bracini Esteves. Atualmente, desde 27 de dezembro 2013, a direção da Escola passou a ser regida pela professora Dirce Delgado. 

O patrono
Atual Direção: Professoras Dirce Delgado (D), Diretora e Adriana Fontes (E) Vice
A escolha para o seu patrono veio recair sobre o vulto do marechal Humberto de Alencar Castelo Branco – militar de destaque em nossa história brasileira, por ter sido um dos grandes Comandantes da Força Expedicionária Brasileira e Presidente da República de 1964 a 1967. Nasceu na cidade de Fortaleza, estado do Ceará, em 20 de setembro de 1897, filho do general Cândido Borges Castelo Branco e de Antonieta de Alencar Castelo Branco, pertencia a família do grande escritor José de Alencar; ainda jovem, veio estudar no Rio Grande do Sul, onde frequentou a Escola Militar de Porto Alegre, mais tarde concluiu os estudos na Escola Militar de Realengo. Como oficial superior, no posto de tenente coronel, integrou o 1º Escalão da Força Expedicionária Brasileira (FEB), chefiando a seção de Operações do Estado-Maior (1944/45). Como general, comandou a 8ª e 10ª Regiões Militares, a guarnição da Amazônia e o IV Exército (Recife); foi Chefe do Estado-Maior do Exército, quando deflagrou o movimento cívico-militar de 1964 e, com a implantação do AI-1, foi escolhido para completar o mandato do presidente João Goulart, prorrogando o seu mandato até 15 de março de 1967. Após ter deixado o governo, veio a falecer em um acidente aéreo ocorrido em 18 de julho de 1967, quando um caça da Força Aérea Brasileira atingiu o pequeno avião onde ele viajava. 
O governo do general Castelo Branco foi marcado pela criação de um aparato legal que procurava legitimar o progressivo endurecimento do regime, com as sucessivas manifestações de oposição ao governo que resultaram em intervenções em sindicatos. Na área econômica, foi criado o plano de Ação Econômica do Governo, com objetivo de conter a inflação, retornar o crescimento econômico e normalizar o crédito. Também foi criado o Banco Nacional de Habitação para atender classes de menor renda, foi instituído o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).

Atuais professores da Escola

0 comentários: