quarta-feira, 26 de março de 2014

Jovem conta como foi agredida na “Avenida”


“Eu pedia para que me soltassem porque eu só queria buscar a minha filha do outro lado da avenida” 
A terceira noite do Carnaval Fora de Época de Uruguaiana foi marcada por violência e constrangimento. Diane Oliveira, de 27 anos, foi arrastada pelos seguranças contratados para atuar na Avenida, sofreu puxões de cabelo e ficou com a parte superior do corpo completamente nua diante do público.
A situação ocorreu durante a última apresentação, quando a Cova da Onça já desfilava. Diane estava acompanhada da filha de 11 anos, de uma amiga, e a filha da amiga, de 14 anos. Segundo ela, as meninas estavam do outro lado da avenida. “As meninas foram para o outro lado onde estavam alguns amigos, e nós ficamos no camarote, bebendo. Sem querer, derrubei o copo e caiu na mulher de um policial federal que estava no mesmo camarote. Pedi desculpas, mas ele foi grosseiro, chamou a Guarda Municipal e “mandou” nos retirarem do local. Os guardas pediram para nos contermos a fim de evitar mais transtornos, mas que podíamos ficar, e foram embora. Nesse momento o policial fez uma ligação e então apareceram quatro seguranças ordenando que eu me retirasse, conta.
Diane relata que não resistiu e disse aos seguranças que sairia espontaneamente, mas precisava buscar a filha do outro lado da avenida. “Eles já começaram a me agredir, me seguraram e eu gritava ‘me soltem, preciso pegar minha filha’. Então, me joguei no chão tentando me soltar, mas elas me agrediram ainda mais”, disse.
Ela nega que seja usuária de drogas como afirmado pelo secretário de Segurança e Trânsito Vítor Gediel Machado, e diz que tomará providencias para que a agressão sofrida não fique impune. “Sei de outras pessoas que foram agredidas pelos seguranças; no meu caso, repercutiu, inclusive porque foi na frente do camarote da Imprensa. Não quero aparecer, mas já que se tornou público dessa forma, quero que sirva para que essas pessoas não fiquem impunes. Se eu estava cheirando cocaína como afirmou o Secretário, porque o policial que estava lá não me prendeu? Isso é o que mais está me constrangendo; minha filha estuda e está passando por constrangimentos na escola. Não sou viciada, não uso drogas e fui agredida; sofri uma injustiça”, completou. 
No meio da confusão, a jovem acabou sem a jaqueta e sem a camisa que usava. “Eles pegaram minha bolsa e, enquanto eu me debatia, acabaram tirando minha jaqueta e então eu tirei a blusa que já estava toda rasgada pelos seguranças”, conta.
Nua e no chão, ela continuou tentando se desvencilhar dos seguranças, mas foi impedida. Com a chegada da Guarda Municipal e da Brigada Militar, o tumulto aumentou por conta das tentativas de cercear o trabalho da Imprensa, que documentava toda a ação. Alguns jornalistas, inclusive, foram agredidos e um quase teve seu equipamento arrancado das mãos por um policial militar que acabara de ingressar na corporação. Também sob “comando” de uma integrante da Comissão do Carnaval, os seguranças tentavam, aos empurrões, retirar os jornalistas da Passarela do Samba.
Diane é estudante universitária e trabalhava no comércio, agora está em repouso em casa, pois diz ter ficado bastante machucada. “Estou com muita dor, com arranhões e hematomas pelo corpo e na cabeça”. Ela foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhada ao Pronto Socorro Municipal.

7 comentários:

Unknown disse... [Responder comentário]

Eu e minha esposa viajamos quase 500 quilometros para assistir o carnaval. Compramos ingressos para a friza 49. Chegamos cedo. Passamos pela roleta de entrada e quando estavamos nos acomodando veio um bando de funcionários da segurança municipal e nos causaram um triste constrangimento. Disseram que estavam fazendo uma varredura a mando de Gediel. Nos constrangeram na frente de varias pessoas. Ora se um casal de velhos esta sentado numa friza não inteligente verificar na portaria? Como é que nós estariamos ali? Pura truculencia, ingonaria, estupidez, falta de preparo profissional, maus tratos com turistas que vão prestigiar esse carnaval. E o que é bem pior, chefeiados por algúém denominado SECRETÁRIO DE SEGURANÇA DO MUNICIPIO DE URUGUAIANA. O pior é que pedimdos que chamasse o tal SECRETÁRIO GEDIEL OU O ENCARREGADO DA COMISSÃO DE CARNAVAL E fomos ridicularizados pelos elementos da guarda que só fizeram nos ironizar. Caso não tivemos mostrado o CARTÃO DE INGRESSO teriamos sido agredidos pelo bando de despreparados como fizeram com essa moça que precisava pegar sua filha do outro lado da avenida.

Unknown disse... [Responder comentário]

Discordo plenamente do que esta mulher disse. Eu estava vendo tudo no camarote da frente. Essa moça invadiu a avenida dançando e fazendo gestos sensuais. Então os guardas pediram para que ela se retira-se e ela negou. Tentaram inúmeras vezes e ela não queria sair de jeito nenhum. Então os profissionais resolveram retirá-la dali pegando-a pelos braços. A moça resistiu fazendo um chisme e se atirava no chão. Os guardas queriam apenas retirá-la do local. Quando vi, pensei mesmo que ela estava drogada. Ou bêbada. É incrível como existem essas pessoas de baixo nível tentando aparecer, tentando prejudicar os outros. Pura chinelagem mesmo. Pensei que não existisse gente assim aqui na cidade.

Unknown disse... [Responder comentário]

@Eni Ruiz Cardoso Eni cuidado com que tu escreve pois tu pode responder processo assim como o secretario Gediel pois tem que provar que ela estava drogada agir por boatos pode te trazer complicação

Unknown disse... [Responder comentário]

Mas Estão Se Esquecendo Duma Coisa, SÓ PESSOAS AUTORIZADAS, PODIA ANDA NA AVENIDA. Só porque os Amigo de sua filha estava logo no outro lado nao quer dizer que voce pode atravessa e leva ela para la. Se a menina quisesse fica com suas amiga porque nao falo com a amiga e nao compro junto com ela! Por isso que a atitude dessas seguranças foram certa só que tivesse o cracha poderia andar livremente na avenida. ela se livro Porque Quando ela viu que tava vindo uma policial mulher e uma da guarda mucicipal ai ela se jogo. viu que ia fica mal para ela. oque os seguranças fizeram tah certo porque a escola já tava vindo e ia acaba atrasando tudo por causa duma dessas mulher que botam filho no mundo mas se esquecem depois e começam bebe e faze cagada. Ela mesmo deve te dado pilha para a criança ir com as amiga porque ai ela podia beber tranquila. Nao da nem pra da bola para essas mulher só querem tira vantaje em cima dos outro ou melhor "Tirar dinheiro". Vi Tudo isso Porque Meu Camarote Era o de frente a cabine de jornalismo, o camarote de 2 andar coberto foi bem a frente onde aconteceu isso

Unknown disse... [Responder comentário]

Verdade concordo com o Eni Ruiz Cardoso. Os guardas queria que ela sisse da Venida e ela Pegava e empurrava os profissionais e ai eles chamaram mesmo as guardas femininas e ela mesmo assim se debatia e se jogava no chão , e assim ela nao estava sofrendo nada de mais de agreção nem nada. Acho que essa mulher esta totalmente errada!!!

marivelso disse... [Responder comentário]

Bom na minha opinião os guardas da prefeitura erraram pois deveriam ter usado uma técnica que fosse precisa e rapida se deram vez para a moça fazertodo escandalo erraram por impericia. Se retiraram erroneamente amoça erra erraram por despreparo. Queesse epusodio sirva comomodelo para a guarda ser melhor preparada

Anônimo disse... [Responder comentário]

Não sei se a moça estava errada ou não, mas esse gediel não têm condições de estar a frente de alguma coisa, quem nasceu para ser capacho nunca têm iniciativa de algo inteligente, o transito de uruguaiana, mesmo com ruas amplas é uma vergonha. Os azulzinhos no centro estão a serviço somente da park, sinalização errada e insuficiente, sinaleiras faltando e outras em locais inuteis. Dar uma força de segurança a esse sujeito é burrice do sr prefeito. Mas deve ser muita capacho, para ter sobrevivido no tempo do Felice e continuar agora. Até nas entrevistas, ele mostra o despreparo, Garces e Galo cagam e pisam em cima dele em argumentos e o coitado não consegue raciocinar...
FORA GEDIEL, vai cuidar dos netos!Deixa alguém copetente cuidar do seu cargo, algum técnico e não político.