sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

COLUNA DO MAGRÃO

A soberba carnavalesca


Agora é pra valer. Quem avisa amigo é. O velho ditado foi ignorado pela soberba carnavalesca. As Escolas de Samba de Uruguaiana não cumpriram as exigências da regulamentação de prevenção de incêndio. O prazo combinado entre as partes envolvidas não foi respeitado. O Ministério Público, que foi acionado para intermediar o cumprimento da lei, já que as Escolas de Samba usam de todo poder social para escapar das responsabilidades, foi, juntamente com os bombeiros, tolerante, estendendo o prazo e exigindo, em um primeiro momento, o cumprimento das obrigações da regulamentação passada, em tese, mais fáceis de serem cumpridas. Mas nem assim foram levados a sério

Agora, no final de janeiro, a autoridade se fez valer. Lacrou todas as Agremiações que estavam em desacordo com o combinado (Lei). Aliás, o assunto estava um samba do crioulo doido. Como a maioria das sedes tinha somente um dos ambientes de ensaio interditado, as direções confundiam a opinião pública dizendo que a interdição era mentira. Anunciavam que suas atividades ocorriam normalmente, provocando uma desconfiança e uma animosidade gratuita entre os convivas do carnaval.

Acreditar em alguém é preciso. Carnaval é bandeira. Agora é pra valer. Quem não cumprir com o que tem que ser feito, está fora. Pelo menos de sua sede. Agora é cumpra-se a Lei.

É claro que a mobilização para reverter essa situação já começou. O carnaval gosta deste tipo de expediente – superação - provar que tem capacidade de... esse tipo de situação agrega os que defendem e disputam a mesma causa é um discurso fácil para mobilização. Agora o carnaval tem um inimigo a ser batido. Existe quem o esteja atrapalhando, no caso a Lei e os poderes nela constituídos. Os concertos e adequações apareceram e o carnaval será soberano na sua incumbência de alegrar o povo. Mas nesta quarta-feira, 29/01/2014, as Escolas de Samba estão com suas sedes e quadras de ensaio lacradas em descumprimento da Lei.

0 comentários: