terça-feira, 24 de setembro de 2013

Moradores encontram granada de mão na Cidade Nova


Uma granada de mão foi encontrada na Rua Hércules Alaor Bom, nas proximidades do número 288, no bairro Cidade Nova, na tarde desta quarta-feira, 18/9. A Brigada Militar recebeu a informação de populares através do 190, e suspeita-se que a granada seja de fabricação argentina, mas não há qualquer pista que conduza a informações sobre como o artefato foi parar em via pública. O caso está sendo investigado.

Pouco depois da descoberta, as autoridades determinaram que a gramada seria detonada no local, porém, até o final desta edição ainda não havia informação sobre quem realizaria o procedimento:a Brigada Militar, através do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), de Porto Alegre, ou Exército, que esteve no local a fim de estudar a situação, mas decidiu não realizar nenhum procedimento até o momento.


Granada de mão
É um artefato bélico com uma câmara interna que leva uma carga de arrebentamento, o qual, em geral se lança a pequena distância com as mãos
Granadas de mão funcionam de maneira mais ou menos uniforme, sejam elas de explosão, de fragmentação, de fumaça, de impacto, incendiárias, lacrimogêneas, de gás ou com capacidade de iluminar. Um pino ou cavilha de segurança é retirado da granada antes que ela seja lançada, acionando um dispositivo que dispara uma espoleta. A espoleta incendeia-se, detonando a carga explosiva, e a granada explode, rompendo o invólucro. Conforme o tipo, são usadas contra pessoas ou veículos de transporte blindados, para incendiar ou como meio de identificação, sinalização ou iluminação.
O coquetel molotov, feito com garrafas de vidro cheias de parafina e combustível, pode ser considerado também um tipo de granada.

0 comentários: