sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Barra do Quaraí assina convênio para melhoramento genético

A prefeitura do município de Barra do Quaraí, assinou convênio para adesão ao programa Dissemina, da Fepagro (Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária). A assinatura, feita pelo prefeito Iad Haim Sholi com o presidente da Fepagro, Danilo Rheinheimer, aconteceu no auditório da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa). O investimento total é de R$ 2,5 milhões em infraestrutura no Dissemina, que faz parte do Programa Estadual de Incremento da Qualidade Genética da Pecuária de carne e leite.
O Programa Dissemina, que já atende a trinta municípios do estado, oferece um veículo adaptado para o transporte de sêmen bovino e treinamento para responsáveis técnicos locais realizarem a inseminação nos animais. Também é garantida a esses municípios a distribuição de doses de sêmen, a custo zero, e nitrogênio a preço subsidiado. O objetivo do programa é melhorar a qualidade genética do gado, reproduzido em propriedades da agricultura familiar, e dirigido ao mercado de carne e leite. A meta do programa é atingir 150 municípios e disponibilizar 300 mil doses de sêmen até 2014. 
“Temos um enorme potencial de crescimento no setor dos pequenos e médios pecuaristas, especialmente na pecuária de leite. A realidade desses produtores no estado é complexa e desigual, por isso exige apoio dos governos. É essa união, entre governos e prefeituras, que vai nos levar a melhorar a quantidade e a qualidade do nosso produto”, afirmou o secretário da agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, que participou da cerimônia. O secretário salientou que o Rio Grande do Sul possui 120 mil produtores de leite em 450 municípios, o que confere ao setor uma grande relevância para a economia do estado. A meta do governo é chegar à produção de 20 milhões de litros de leite diários nos próximos 10 anos.
O presidente da Fepagro, Danilo Rheinheimer, ressaltou que o Programa Dissemina “é uma parceria muito forte entre a Fundação e as prefeituras, que tem a única contrapartida de demandarem nossos profissionais para assessoria e treinamento permanentes”. O prefeito de Faxinal do Soturno, Volnei Savegnago, participou da mesa de abertura representando os municípios. “O Governo do Estado, com um programa como este, pensa nos pequenos municípios para o crescimento do estado como um todo. É um pequeno passo, para crescermos firmes e fortes”, afirmou.

0 comentários: