segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Menores do Case de Uruguaiana estiveram em Porto Alegre

Os adolescentes da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) estiveram em festa na quinta-feira (13). Durante todo o dia, foi realizado o 2º Festival de Arte e Cultura da Fase. Foram apresentações musicais, de dança, de trabalhos educativos e artesanais das oficinas realizadas na fundação durante o ano. 
Pela manhã, o governador em exercício, Beto Grill, e o secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira, realizaram a abertura do festival. "Todos nós já cometemos erros, mas quando os jovens erram a maior responsabilidade é da ausência do Estado que não deu suporte para resgatar quem fraquejou. Hoje, o Estado está dando essas condições para que se aumente a autoestima de todos, para que possam retornar ao convívio social e ter uma vida produtiva", disse Grill. 
Fabiano Pereira lembrou as ações que estão sendo feitas na Fase, como as reformas nas unidades Carlos Santos, POA I e Santa Maria e o concurso público que não era realizado havia dez anos, e elogiou os funcionários pelo trabalho realizado na fundação. "Parabéns a todos os funcionários que são incansáveis para dar uma vida melhor a esses guris e gurias. Trabalhamos para que vocês [funcionários] também tenham cada vez mais espaços com dignidade para trabalhar", afirmou o secretário. 
Ainda pela manhã, ocorreram as apresentações de um grupo de teatro do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Santo Ângelo, dois grupos musicais do Case Santa Maria e um grupo de dança de Uruguaiana. O livro de poesias e poemas Distância = Saudade foi lançado por um dos jovens internos em Uruguaiana. Os internos atendidos pela Case local e que dedicam-se a arte foram entrevistados pelo Jornal CIDADE em reportagem especial feita no mês de novembro. Eles disseram que através da música, da dança, da poesia, que eles encontram forças para superar os problemas. 
Um show do cantor Serginho Moah marcou o encerramento das atividades. 
O 2º Festival de Arte e Cultura da Fase é uma promoção da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos, da Fase e da Associação dos Magistrados do Trabalho (Amatra).

0 comentários: