segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

“Índios Charruas": A história dos primitivos é destaque do Sesc

A trajetória dos índios Charruas em Uruguaiana é datada de mais de 10 mil anos. E uma parte desta história pode ser vista na mostra “Índios Charruas – Os Primitivos Habitantes de Uruguaiana”. A mostra, que está à disposição da comunidade até 31 de dezembro, é uma promoção do Sistema Fecomércio-RS/Sesc em parceria com o historiador Dagoberto Alvim Clos. 
O material é fruto de nove anos de pesquisa do historiador e retrata a trajetória dos índios charruas no município de Uruguaiana há 10.800 anos até os dias de hoje. A exposição apresenta nove banners representando mapas, pinturas, desenhos e fotos, além de peças arqueológicas como pontas de flecha e de lança, raspadores e boleadeiras (pedras charruas) encontradas nas margens dos arroios Cacaréu e Salso, confeccionadas e utilizadas pelos charruas. Exímios cavaleiros, habilidosos com as boleadeiras e grandes guerreiros, esses índios viviam da pesca e da caça. Jamais aceitaram a catequese dos padres jesuítas, por isso, foram considerados pelos religiosos como infiéis. A mostra ficará aberta ao público até o dia 31 de dezembro, no Sesc Uruguaiana (Rua Flores da Cunha, 1984), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 21h, e aos sábados, das 8h às 12h e das 14h às 19h. 
Mais informações sobre esta e outras atividade promovidas pelo Sesc em Uruguaiana podem ser obtidas pelo telefone (55) 3412-4624. 

Agenda: 
“A Herança Jesuítica no Município de Uruguaiana” 
Data: Até 31 de dezembro 
Local: Sesc Uruguaiana (Rua Flores da Cunha, 1984) 
Horário: Segunda a Sexta - 8h30 às 21h e Sábados – 8h às 12h e 14h às 19h 
* Entrada franca

2 comentários:

Anônimo disse... [Responder comentário]

Só não esqueçam os ìndios da São Miguel também.

Anônimo disse... [Responder comentário]

O Maior Acervo de Utensílios Charrua encontra-se nas margens do Rio Uruguay (quando baixo) na localidade da Cachoeira do Cantaralli (município da Barra do Quarai), ali funcionava um Atelier a mais de 10000 anos, os Charruas aproveita vão ali a matéria prima apropriada para a fabricação dos utensílios, pois ali naturalmente à uma composição exclusiva na terra mistura de argila, areia, e pedras de areia...Mas o Homem atual já explorou com outras intenções esse e outros locais e LAMENTAVELMENTE encarga-se de ir exterminando e comercializando nossa Historia, nossas Raízes o nosso Patrimônio Histórico...para quem não sabe à um comercio “Pirata” (criminoso) de este material, por exemplo, na cidade de Miami USA colecionadores que pagão mais de U$c 3.000,00 por uma simples flechinha fácil de achar por aqui...