terça-feira, 7 de novembro de 2017

ABCCC realiza seminário sobre bem-estar animal em eventos equestres

Amanhã, 8/11, acontece o I Seminário de Bem-Estar Animal em Eventos Equestres, promovido pela Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). O evento está marcado para ter início às 9h, tendo continuidade à tarde, no Tattersal de negócios da ABCCC, no Parque de Exposição Assis Brasil, em Esteio. O objetivo é expandir os conhecimentos acerca do tema.
No evento, a ABCCC irá apresentar as condutas elaboradas pela entidade com relação ao tema e espera não só capacitar os integrantes dos Núcleos de Criadores e os técnicos credenciados à Associação, mas também atingir ao público em geral. O Seminário tem o apoio do Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa), do Grupo ClinEq/UFPel, Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) e do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos da 6ª Região.
Pela manhã, a programação inclui a palestra “Bem-estar em eventos equestres”, com Henrique Noronha e Carlos E. Nogueira, agendada para às 9h. Logo depois, às 10h, será apresentado o “Manual de Bem-Estar Animal em esportes equestres CRMV/RS”, a cargo de Mateus Lange. Após um intervalo para cofee break as palestras retornam, às 10h45min com “Protocolo ABCCC de Bem-Estar Animal”, que será apresentado pelo gerente de eventos da entidade, Ibsen P. Votto. Às 11h será apresentado o “Manual bem-estar animal Mapa”, por Luiz Otávio Silveira e, às 11h15min o espaço para discussão será aberto.
À tarde a programação tem início às 18h, com “Boas práticas em Equideocultura”, novamente a cargo dos doutores Henrique Noronha e Carlos E. Nogueira. Às 19h será aberto espaço para discussão sobre o tema e o encerramento está previsto para às 20h.
O superintendente do Serviço de Registro Genealógico da ABCCC, Frederico Vieira Araújo, explica que a Associação já atua na prevenção de incidentes através da subcomissão de bem-estar animal que supervisiona as provas. No entanto, os esforços para que essa prática se solidifique não param. “A entidade já tem o cuidado com essa questão do bem-estar animal, tanto para equinos quanto para bovinos, em toda a organização dos seus eventos. Mas quer difundir essa prática para todos os eventos organizados pelos núcleos da ABCCC”, diz.
Gabriela Barcellos

0 comentários: