quinta-feira, 13 de julho de 2017

Inaugurada nova base do Samu

Na manhã de ontem, 12/7, o prefeito Ronnie Mello acompanhado da secretária municipal de Saúde, Thais Aramburu e demais secretários, inauguraram a nova sede operacional do Serviço Móvel de Urgência (Samu). Agora, o Serviço fica em área anexa a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
A nova unidade conta com um espaço bem mais amplo de 539,87 metros quadrados e tem dois andares. De acordo com a responsável técnica pelo Samu, Rochele Wesz, mensalmente são atendidas de 250 a 300 pessoas. “Um passo rumo ao futuro de uma saúde com qualidade, a partir de agora as equipes terão uma assistência com estruturas adequadas com melhores condições de trabalho. Com certeza é o caminho para o futuro da assistência de saúde de Uruguaiana”, disse Aramburu.
O coordenador médico do Samu de Uruguaiana, Rogério Paz Marques, salientou a importância das novas instalações. “A nova estrutura sem dúvida é um marco para as equipes, desde o início do Samu em 2012, as acomodações eram de improviso. A antiga gestão entregou a obra inacabada e quando assumimos vimos que não tinha condições para uso. Agora nossa equipe está motivada e esperançosa, pois teremos novas ambulâncias, o que será um diferencial para a população. É uma satisfação ter equipe bem alojada e população usufruindo com equipamentos novos”, disse Marques.
Todo serviço de atendimento solicitado no município é feito por meio de uma central de regulamentação que fica em Porto Alegre. A comunidade liga para o 192 e é direcionada para este local, onde posteriormente é enviado o chamado para Uruguaiana. “Ter uma central de atendimento em Uruguaiana é impossível, pois centrais de regulamentação somente são aceitas em cidades com mais de 1 milhão de habitantes”, finalizou o médico.
Segundo Mello, a entrega do local estava dentro do planejamento do município. “Esse é um passo importante para a saúde de Uruguaiana e, principalmente, para o Samu. Sabemos que os atendimentos são inúmeros mensalmente, e nossa comunidade precisa de um serviço com qualidade. A inauguração da nova sede, assim como do Posto de Saúde do Cabo Luiz Quevedo, e a reforma das outras unidades de saúde são compromissos da nossa gestão, e dentro do planejamento municipal estamos entregando para a comunidade”, disse.
Karine Ruviaro

0 comentários: