terça-feira, 7 de março de 2017

Segtram realiza operações policiais na madrugada de Uruguaiana

A Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana (Segtram) realiza diariamente diversas ações de conscientização, proteção e segurança no município. Entre elas estão a Balada Segura e a proteção de prédios públicos.
Proteção
Atualmente, segundo o secretário de Segurança, Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, vereador licenciado Irani Fernandes, 110 servidores trabalham guardando 27 locais públicos, como praças, escolas municipais, postos de saúde, entre outros.  “Todo nosso efetivo trabalha com a segurança desses locais”.
Foi aproveitando um momento de “empréstimo” de um servidor, que ladrões entraram no setor administrativo do Cemitério Municipal, na semana passada, e furtaram objetos de trabalho, como computadores e ferramentas. O único Guarda Civil Municipal que trabalha no local, havia sido deslocado para outra operação da Guarda e quando retornou ao Cemitério encontrou o lugar arrombado e sem alguns pertences. De acordo com o secretário Irani, “o Guarda do Cemitério só foi deslocado para outro ponto, pois precisávamos dele. Nos demais dias, ele cumpre normalmente o horário de trabalho no local. Acreditamos que a pessoa que furtou os objetos estava de olho e viu que naquela noite ele não estaria lá”.
A Guarda Civil Municipal foi criada com a função de proteger os prédios públicos, contudo, desde a gestão Schneider, exorbita sua competência em atividades do tipo polícia, afrontando a Lei e deixando de lado a proteção do patrimônio do município.
Balada Segura
Durante a noite de sábado, 4/3, e a madrugada de domingo, 5/3, a Segtram, com o emprego dos Agentes de Trânsito e dos Guardas Civis Municipais, com o apoio da Brigada Militar, realizou operações nas principais vias de Uruguaiana. Veículos, condutores e pessoas em vários locais foram fiscalizados no esteio da operação a Balada Segura. Ao todo, 86 veículos foram abordados, sendo 13 autuações diversas e cinco veículos recolhidos – entre carros e motos.
As Baladas Seguras visam coibir a combinação álcool e direção, e crimes como roubo de veículos, assaltos, tráfico de drogas, além de fiscalizar e punir motoristas que não estejam respeitando as leis de trânsito e colocando em risco a vida de todos os usuários da via pública.
Combustíveis
O secretário da Pasta, Irani Fenrandes, diz que, apesar da penúria das contas públicas recebidas da administração anterior, a solidariedade tem auxiliado no trabalho dos servidores da Segtram. “Ainda sofremos com esse problema. A licitação para compra já está sendo encaminhada. No entanto, não podemos ficar parados e para isso, empresários e comunidade em geral tem ajudado, auxiliando na compra do combustível”. A previsão da Secretaria é que até o final do mês a compra seja normalizada.
Hora extra
Como a segurança dos próprios municipais hipoteca a quase totalidade do contingente da Guarda Civil Municipal, quando acontecem operações tipo polícia, é autorizada a hora extra, aumentando a despesa, mas incrementando o contracheque dos  Guardas.

0 comentários: