quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Uruguaiana receberá projeto de sustentabilidade

Buscando inserir a temática “Sustentabilidade” no âmbito escolar, o projeto Educar para Transformar, iniciativa pertencente a RGE Sul, movimenta alunos e educadores da rede pública de ensino dos municípios da área de concessão da empresa  em uma proposta educativa sobre energia, água, resíduos e mobilidade. O propósito principal deste projeto é contribuir para a formação de sociedades mais sustentáveis.
Na terça-feira, 21/2, em uma reunião com o secretário de Educação, Emerson Barreto Ortiz, com a gestora de Poder Público da RGE Sul, Debora Kunzler, e a produtora da Axis Mundi, Cleusa Silveira, foram definidos detalhes para a realização do “Educar para Transformar” no município. Já a participação das escolas estaduais foi definida em um encontro na 10ª Coordenadoria Regional de Educação (10ª CRE), com a coordenadora pedagógica, Madeneli Trindade. Neste município, as atividades serão realizadas nos dias 21 e 22/3.
O projeto
O Educar para Transformar está em seu terceiro ciclo, onde percorrerá os 118 municípios atendidos pela empresa, até setembro de 2017. Ações educativas serão promovidas em dois momentos: nos Seminários Regionais (capacitações específicas para os educadores), e nas Ações propriamente ditas (momentos de aprendizagem por meio de atividades lúdicas, desenvolvidos para alunos e professores do ensino fundamental, e realizados em cada uma das cidades contempladas). Integram as Ações a encenação da história “Inventário de Seres e Coisas” e dinâmicas sobre o uso eficiente de energia elétrica, destino correto do lixo, consumo consciente de água e mobilidade.
Entre os matérias didáticos entregues nas escolas estão: a Revista do Professor, que traz textos e sugestões de atividades; a Revistas dos Alunos que apresenta atividades para os estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, e um CD que contém a trilha sonora do espetáculo teatral e o material didático em formato digital.

0 comentários: